Logo UNICAMP

Questão 68 Unicamp 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 68

Text Comprehension

Texto 1

In history, the rise of street art around the world has mirrored multiple waves of political unrest. The use of this avantgarde art style for political activism has spread to the Bay Area, California. As an influx of white upper-class residents displaced low-income households, the anger of local people fueled a movement to take back the streets via spray paint, video projections, stenciling — any street art medium. Bay Area activists are weaponizing street art to unite the masses and reclaim their communities’ stolen narratives, re-imagining better futures alongside comrades across the nation. Their freeing and colorful art combats the virulent systems of oppression that white supremacy has entrenched in our society, those same systems which mark their craft as illegal under the guise of vandalism. Street art democratizes public spaces and takes back the streets as effectively as physical protests. As a street artist, Nancypili Hernandez says that her art transforms “locations that feel like a parking lot or private property, to feeling like a collective community commons.”

(Adaptado de: https://harvardpolitics.com/street-art-activism/. Acesso em 20/06/2022.)

Texto 2


Segundo o Texto 1, é correto afirmar que a arte de rua é



a)

uma representação vanguardista de arte, originada na Califórnia, que busca combater o preconceito que associa essa manifestação artística ao vandalismo.

b)

um movimento político no qual os artistas buscam difundir a diversidade através da união entre diferentes classes da sociedade.

c)

uma manifestação artística, com motivações políticas, que busca defender os direitos de pessoas em situação de rua.

d)

um estilo artístico que materializa a luta de alguns grupos contra mecanismos sociais que buscam apagar suas vozes.

Resolução

Texto 1

Na história, a ascensão da arte de rua em todo o mundo tem refletido em múltiplas ondas de agitação política. O uso deste estilo de arte vanguardista para o ativismo político se espalhou para a Bay Area, Califórnia. À medida que um influxo de moradores brancos de classe alta deslocou as famílias de baixa renda, a raiva da população local alimentou um movimento para retomar as ruas por meio de tinta spray, projeções de vídeo, estêncil – qualquer meio de arte de rua. Ativistas da Bay Area estão armando a arte de rua para unir as massas e recuperar as narrativas roubadas de suas comunidades, reimaginando futuros melhores ao lado de camaradas em todo o país. Sua arte libertadora e colorida combate os sistemas virulentos de opressão que a supremacia branca enraizou em nossa sociedade, mesmos sistemas estes que marcam seu ofício como ilegal sob o pretexto de vandalismo. A arte de rua democratiza os espaços públicos e retoma as ruas de forma tão eficaz quanto os protestos físicos. Como artista de rua, Nancypili Hernandez diz que sua arte transforma “locais que parecem um estacionamento ou propriedade privada, em uma comunidade coletiva”.

a) Incorreta. No início do texto, afirma-se que a história do surgimento da arte de rua ao redor do mundo refletiu múltiplas ondas de agitação política, e que o uso desse estilo de arte como ativismo político se espalhou para a Bay Area na California. Portanto, esta arte de rua não surgiu na Califórnia.

b) Incorreta.  O texto não mostra a arte de rua como um meio de união entre as diferentes classes.

c) Incorreta. Esse tipo de arte não busca defender especificamente os direitos de moradores de rua. 

d) Correta. Como explicitado no texto, a arte de rua é uma tentativa de unir as classes menos favorecidas, materializando a luta destas pessoas contra mecanismos sociais opressores: "Ativistas da Bay Area estão armando a arte de rua para unir as massas e recuperar as narrativas roubadas de suas comunidades, reimaginando futuros melhores ao lado de camaradas em todo o país. Sua arte libertadora e colorida combate os sistemas virulentos de opressão que a supremacia branca enraizou em nossa sociedade".