Logo UNICAMP

Questão 69 Unicamp 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 69

Text Comprehension

Texto 1

In history, the rise of street art around the world has mirrored multiple waves of political unrest. The use of this avantgarde art style for political activism has spread to the Bay Area, California. As an influx of white upper-class residents displaced low-income households, the anger of local people fueled a movement to take back the streets via spray paint, video projections, stenciling — any street art medium. Bay Area activists are weaponizing street art to unite the masses and reclaim their communities’ stolen narratives, re-imagining better futures alongside comrades across the nation. Their freeing and colorful art combats the virulent systems of oppression that white supremacy has entrenched in our society, those same systems which mark their craft as illegal under the guise of vandalism. Street art democratizes public spaces and takes back the streets as effectively as physical protests. As a street artist, Nancypili Hernandez says that her art transforms “locations that feel like a parking lot or private property, to feeling like a collective community commons.”

(Adaptado de: https://harvardpolitics.com/street-art-activism/. Acesso em 20/06/2022.)

Texto 2


Considerando os Textos 1 e 2, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho a seguir.

A construção de sentidos na fotografia (Texto 2) se dá, entre outras coisas, por meio da (i) _____________ da palavra pintada no muro. Além disso, a fotografia retrata (ii) ______________ citada no texto apresentado anteriormente (Texto 1).



a)

(i) composição imagética; (ii) a desigualdade social

b)

(i) exploração da polissemia; (ii) uma prática

c)

(i) supressão dos afixos; (ii) a supremacia branca

d)

(i) mudança de tempo verbal; (ii) uma localidade

Resolução

Texto 1

Na história, a ascensão da arte de rua em todo o mundo tem refletido em múltiplas ondas de agitação política. O uso deste estilo de arte vanguardista para o ativismo político se espalhou para a Bay Area, Califórnia. À medida que um influxo de moradores brancos de classe alta deslocou as famílias de baixa renda, a raiva da população local alimentou um movimento para retomar as ruas por meio de tinta spray, projeções de vídeo, estêncil – qualquer meio de arte de rua. Ativistas da Bay Area estão armando a arte de rua para unir as massas e recuperar as narrativas roubadas de suas comunidades, reimaginando futuros melhores ao lado de camaradas em todo o país. Sua arte libertadora e colorida combate os sistemas virulentos de opressão que a supremacia branca enraizou em nossa sociedade, mesmos sistemas estes que marcam seu ofício como ilegal sob o pretexto de vandalismo. A arte de rua democratiza os espaços públicos e retoma as ruas de forma tão eficaz quanto os protestos físicos. Como artista de rua, Nancypili Hernandez diz que sua arte transforma “locais que parecem um estacionamento ou propriedade privada, em uma comunidade coletiva”.

Texto 2

(É um jogo de palavras entre park e parking, com a adição da menina no balanço para remeter ao ambiente de um parque - o outro significado da palavra park).

Park = parque ou estacionamento

Parking = pátio do estacionamento

a) Incorreta.  Existe uma composição imagética na arte, porém ela não retrata a desigualdade social em nenhum aspecto.

b) Correta. Em (i) a polissemia é a multiplicidade de sentidos de uma palavra ou do som desta palavra (por exemplo, em português, a palavra "manga" que pode se referir tanto à fruta quanto à parte de uma camiseta). Em inglês, a palavra PARK é uma polissemia (pode ser tanto "parque" quanto "estacionamento"). Já em (ii), a fotografia retrata de fato uma arte de rua citada no Texto 1.

c) Incorreta. Em (i) existe a supressão de afixos (no caso, o sufixo ING) entre o jogo das palavras Park e Parking. Porém, em (ii), a arte da rua não retrata a supremacia branca, e sim um jogo de palavras com os sentidos de "park".

d) Incorreta. Em (i), construção de sentido da obra não se dá a partir da mudança de tempo verbal, e, em (ii), nem a localidade "estacionamento" ou "parque" são apresentadas no Texto 1.