Nas duas extremidades da pista de pouso e decolagem de alguns aeroportos há áreas de escape, cujo objetivo é reter os aviões caso eles não consigam parar até o final da pista. A superfície dessas áreas de escape é composta por um material que se deforma devido ao peso da aeronave, de modo a dificultar o seu deslocamento. A figura mostra um avião que adentrou em uma dessas áreas de escape.
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Considere que esse avião chegou à área de escape com velocidade de 54 km/h, percorrendo uma trajetória retilínea, com aceleração média de em sentido contrário ao da velocidade, e que parou após um intervalo de tempo igual a 3,0 s.
a) Converta a velocidade inicial do avião para m/s e determine a distância, em metros, que ele percorreu na área de escape.
b) Suponha que a massa desse avião seja e que apenas as forças de resistência atuem sobre ele durante a frenagem. Calcule, em newtons, a intensidade média da resultante das forças de resistência que atuaram sobre o avião durante a sua frenagem na área de escape. Determine a intensidade média do impulso, em , aplicado por essa resultante sobre o avião.
a) A conversão da velocidade pode ser feita por substituição das quantidades, considerando que e :
Para calcular a distância percorrida é necessário considerar que o movimento possui aceleração constante, hipótese que o enunciado não traz. Sob tal consideração, o deslocamento na frenagem pode ser calculado usando
em que , (negativa, pois trata-se de um movimento retardado com velocidade tomada positiva), e . Substituindo os valores e usando unidades do Sistema Internacional (SI):
b) A força de resistência ao movimento atua como força resultante no avião, pois é a única descrita capaz de atuar na direção do movimento. Portanto, em módulo e tomando os valores médios em unidades do SI,
A intensidade do impulso desta força resultante de resistência é dada pelo módulo da variação da quantidade de movimento:
Como a velocidade final do avião é nula,
Com isso, o impulso possui módulo, em unidades do SI, igual a
Tal valor não depende da consideração de o movimento ser uniformemente variado.