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Questão 1 Unifesp 2º dia

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Questão 1

Movimento Uniformemente Variado Impulso e Quantidade de Movimento

Nas duas extremidades da pista de pouso e decolagem de alguns aeroportos há áreas de escape, cujo objetivo é reter os aviões caso eles não consigam parar até o final da pista. A superfície dessas áreas de escape é composta por um material que se deforma devido ao peso da aeronave, de modo a dificultar o seu deslocamento. A figura mostra um avião que adentrou em uma dessas áreas de escape.

(www.airport-business.com)

Considere que esse avião chegou à área de escape com velocidade de 54 km/h, percorrendo uma trajetória retilínea, com aceleração média de 5,0 m/s2 em sentido contrário ao da velocidade, e que parou após um intervalo de tempo igual a 3,0 s.

a) Converta a velocidade inicial do avião para m/s e determine a distância, em metros, que ele percorreu na área de escape.

b) Suponha que a massa desse avião seja 2,4×104 kg  e que apenas as forças de resistência atuem sobre ele durante a frenagem. Calcule, em newtons, a intensidade média da resultante das forças de resistência que atuaram sobre o avião durante a sua frenagem na área de escape. Determine a intensidade média do impulso, em N·s, aplicado por essa resultante sobre o avião.



Resolução

a) A conversão da velocidade pode ser feita por substituição das quantidades, considerando que 1 km=1000 m e 1 h=3600 s:

v0=54kmh=541000 m3600 s=540003600ms

v0=15ms.

Para calcular a distância percorrida é necessário considerar que o movimento possui aceleração constante, hipótese que o enunciado não traz. Sob tal consideração, o deslocamento na frenagem pode ser calculado usando

Δs=v0·t+12a·t2,

em que v0=15 m/sa=-5 m/s2 (negativa, pois trata-se de um movimento retardado com velocidade tomada positiva), e t=3 s. Substituindo os valores e usando unidades do Sistema Internacional (SI):

Δs=15·3+12-5·32=45-22,5

Δs=22,5 m.

b) A força de resistência Fr ao movimento atua como força resultante no avião, pois é a única descrita capaz de atuar na direção do movimento. Portanto, em módulo e tomando os valores médios em unidades do SI,

Fr=Fresultante=m·a

Fr=2,4·104·5Fr=1,2·105 N.

A intensidade do impulso desta força resultante de resistência é dada pelo módulo da variação da quantidade de movimento:

I=ΔQ.

Como a velocidade final do avião é nula,

ΔQ=Qfinal-Qinicial

ΔQ=-Qinicial=Qinicial=m·v0.

Com isso, o impulso possui módulo, em unidades do SI, igual a

I=m·v0=2,4·104·15

I=3,6·105 N·s.

Tal valor não depende da consideração de o movimento ser uniformemente variado.