Um circuito elétrico é composto por uma bateria, de força eletromotriz e resistência interna , e por três resistores, , e , como ilustrado na figura.
A intensidade da corrente elétrica que se estabelece no resistor é igual a 0,25 A.
a) Considerando a resistência elétrica dos resistores e respectivamente iguais a 200 Ω e 50 Ω, calcule a diferença de potencial, em volts, entre os terminais do resistor e determine a intensidade da corrente elétrica, em amperes, que nele se estabelece.
b) Sabendo que a força eletromotriz da bateria é 12,0 V e que a diferença de potencial entre os pontos A e B, indicados na figura, é de 11,9 V, calcule o valor da resistência interna da bateria, em ohms, e determine a potência dissipada na forma de calor, em watts, pela bateria.
a) A resistência equivalente da associação de R2 e R3 em paralelo é dada por
Como se trata de uma associação em paralelo, a ddp sobre cada resistor é igual à tensão aplicada sobre a associação. Dessa forma,
A intensidade da corrente que se estabelece em R3 é dada por
A diferença de potencial entre os terminais do resistor R3 é igual a e a intensidade da corrente que percorre esse resistor é .
b) A ddp U nos terminais de um gerador real, com força eletromotriz e resistência interna , percorrido por uma corrente elétrica de intensidade , é dada por
Conhecemos a ddp entre A e B , a força eletromotriz da bateria , e a corrente elétrica , igual à corrente elétrica de R1, visto que estão em série. Substituindo estes valores:
A potência dissipada pelo gerador é dada por
O valor da resistência interna da bateria é e a potência dissipada pela bateria na forma de calor é igual a .