Logo UNIFESP

Questão 2 Unifesp 2º dia

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 2

Sistema Digestório Anatomia (Digestório) Fisiologia da digestão Ação enzimática na digestão

Um experimento analisou a variação na concentração das enzimas digestivas em suínos saudáveis, desde o nascimento até a sétima semana de vida desses animais. Após o desmame, que ocorre por volta da terceira semana depois do nascimento, os animais passaram a consumir uma ração rica em grãos, como milho, soja e outros nutrientes. A seguir são apresentados três gráficos, dos quais apenas um apresenta a correta variação da concentração das enzimas digestivas observada durante o experimento.

a) Qual gráfico ilustra a variação da concentração das enzimas que ocorreu nos suínos que passaram do desmame para o consumo de ração? Justifique sua resposta utilizando um dado do gráfico.

b) Que órgão do suíno adulto contém todas as enzimas atuando simultaneamente? Qual dessas enzimas possibilita, após as hidrólises, o aumento de dissacarídeos nos suínos adultos?



Resolução

a) O gráfico 3 ilustra o experimento apresentado, pois espera-se que nos mamíferos recém-nascidos e alimentados via amamentação a quantidade da enzima lactase aumente ao longo das primeiras semanas, uma vez que o leite materno é a única fonte de alimento e nele a lactose é um nutriente abundante. No mesmo gráfico, podemos observar que a quantidade da enzima lactase diminui após o desmame e a quantidade das enzimas responsáveis pela digestão de outros nutrientes aumentam progressivamente, mudança motivada pela introdução de outro item alimentar, no qual são encontrados proporções maiores de amido, lipídeos e proteínas. Isso fica claro no aumento observado na concentração de protease (digestão de proteínas), amilase (digestão de amido) e lipase (digestão de gorduras), as quais aumentam após a terceira semana.

b) No animal adulto as enzimas estarão agindo simultaneamente no intestino delgado, uma vez que o suco pancreático, liberado no local, contém amilase pancreática, lipase, e as próteses tripsina e quimotripsina. No duodeno também atuam as enzima do suco entérico, produzido pelo próprio compartimento, contendo peptidases diversas, dissacaridases, nucleases e outras enzimas. A ação catalítica da enzima amilase hidrolisa o polissacarídeo amido em moléculas menores, como os dissacarídeos, que sofrerão depois a ação das dissacaridases provenientes no suco entérico do animal.

.