Examine o cartum de Farley Katz, publicado no Instagram da revista The New Yorker em 18.06.2018
“This is the barn where we keep our feelings.
If a feeling comes to you,
bring it out here and lock it up.”
Implícito à fala do homem está um elogio
a) |
à ingenuidade. |
b) |
à insensibilidade. |
c) |
ao isolamento. |
d) |
à agressividade. |
e) |
à privacidade. |
A questão apresenta um cartum, no qual se lê (em livre tradução):
Este é o celeiro onde nós mantemos nossos sentimentos.
Se um surgir em você,
traga-o aqui e o tranque.
Na imagem do cartum, pode-se ver a figura de uma criança e de um homem que segura uma ferramenta, que remete - junto às roupas e ao celeiro - a um cenário rural. Ao fundo, há um celeiro com a porta trancada de modo exagerado, pois há um grande cadeado e o cruzamento de seis sequências de correntes.
Na junção entre texto verbal e não verbal, pode-se inferir que o adulto está ensinando ao jovem que não se deve deixar os sentimentos aflorarem, dado que se faça esse grande esforço por mantê-los trancados.
a) Incorreta. A fala do homem não apresenta um elogio à ingenuidade, pois não há qualquer menção, no cartum como um todo, a essa característica.
b) Correta. No cartum, o homem ensina a criança diante de si a não demonstrar os sentimentos que possam nela surgir, deixando-os trancados para que não sejam vistos ou manifestos. Desse modo, ele indica valorizar aqueles que são insensíveis, ou seja, sua fala constitui um elogio à insensibilidade.
c) Incorreta. A fala do homem não pode ser considerada um elogio ao isolamento, pois não se procura isolar a pessoa, mas os sentimentos que ela possui, de forma a não deixá-los aparentes.
d) Incorreta. A fala do homem não apresenta um elogio à agressividade, pois o fato de se deixar os sentimentos trancafiados não produz, como consequência, que a agressividade apareça. Ao contrário, em determinados contextos, a agressividade também pode ser considerada a manifestação de um sentimento turbulento.
e) Incorreta. A fala do homem não apresenta um elogio à privacidade, pois não se procura ocultar a vida privada (no celeiro), mas os sentimentos.