Este movimento foi complexo e contraditório, com linhas centrais e linhas secundárias, mas iniciou uma era de transformações essenciais. Depois de ter sido considerado excentricidade e afronta ao bom gosto, acabou tornando-se um grande fator de renovação e o ponto de referência da atividade artística e literária. De certo modo, abriu a fase mais fecunda da literatura brasileira, que já havia adquirido maturidade suficiente para assimilar com originalidade as sugestões das matrizes culturais, produzindo em larga escala uma literatura própria.
(Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)
O movimento a que o texto se refere é o
a) |
Modernismo. |
b) |
Romantismo. |
c) |
Arcadismo. |
d) |
Realismo. |
e) |
Naturalismo. |
a) Correta. No excerto crítico, Antonio Candido comenta diversos aspectos relacionados a esse movimento. A complexidade e as contradições devem-se ao fato de o Modernismo romper com o academicismo e com as tradições artísticas vistas como desgastadas e, ao mesmo tempo, propor a criação de uma arte brasileira a partir da incorporação de elementos da cultura popular. Entretanto, os artistas desse movimento se apropriaram da linguagem das vanguardas europeias vistas como modernas e cosmopolitas. A consideração segundo a qual essa estética foi considerada “uma excentricidade e uma afronta ao bom gosto” define de fato o Modernismo, uma vez que, no contexto dos anos de 1920, as novas propostas artísticas chocaram o público e despertaram inúmeras polêmicas nos jornais e círculos letrados. Entretanto, após esse período turbulento, os modernistas renovaram a arte e a literatura brasileiras, abrindo caminho para novas expressões e linguagens estéticas. De um modo geral, pode-se concordar com o crítico que o Modernismo colocou em questão os paradigmas que norteavam o fazer literário até então e possibilitou o surgimento de uma literatura nacional, capaz de expressar as complexidades culturais e sociais do Brasil do século XX.
b) Incorreta. Alguns elementos do texto permitem supor que o crítico se refira ao Romantismo, movimento artístico cultural surgido na transição do século XVIII para o século XIX. De fato, esse movimento, “complexo e contraditório”, iniciou uma “era de transformações essenciais”, constituindo-se como “grande fator de renovação e o ponto de referência da atividade artística e literária”. Além disso, foi considerado por aqueles apegados à estética clássica “uma excentricidade e afronta ao bom gosto”. No entanto, a consideração segundo a qual o movimento em questão “abriu a fase mais fecunda da literatura brasileira, que já havia adquirido maturidade suficiente para assimilar com originalidade as sugestões das matrizes culturais” não permite considerar que o crítico esteja fazendo referência ao Romantismo. Esse movimento chega ao Brasil nas primeiras décadas do século XIX, principalmente após a Independência, em 1822, período em que os escritores e intelectuais estavam discutindo as feições de uma nova literatura nacional que pudesse ser a expressão da identidade da nova pátria. Ou seja, esse momento pode ser assinalado como o período em que se definiram as bases da literatura nacional, logo, ocorreu num momento de surgimento e não de maturidade.
c) Incorreta. O Arcadismo retoma as tradições literárias do Classicismo, pretendendo recriá-las no contexto iluminista do século XVIII. Nesse sentido, não se pode considerá-lo como um fator de renovação nem lhe atribuir a qualidade da originalidade, uma vez que os poetas árcades tomam os clássicos como modelo. Como o Arcadismo imita as convenções da literatura clássica europeia, não é correto considerar que esse movimento tenha contribuído em larga escala para a produção de uma literatura nacional própria.
d) Incorreta. Não é correto afirmar que o Realismo “abriu a fase mais fecunda da literatura brasileira”, visto que essa estética – que chega ao Brasil por volta dos anos de 1870 – se constitui como uma reação ao Romantismo, movimento que, de fato, havia inaugurado uma fase importante para o contexto literário nacional. Além disso, muitos dos escritores realistas brasileiros dialogavam com autores europeus e traziam para suas obras as questões e a linguagem consagradas nas obras de Balzac, Flaubert e Eça de Queirós, de modo que não é possível atribuir originalidade a esse movimento.
e) Incorreta. A pretensão em reproduzir os princípios científicos no romance não permite analisar o Naturalismo como sendo um movimento complexo ou contraditório. A objetividade é o grande objetivo perseguido pelos naturalistas, logo não há espaço para contradições. Além disso, esse movimento, fortemente influenciado pela literatura francesa, não pretendia ser original, mas sim comprovar a veracidade dos pressupostos científicos.