Logo FUVEST

Questão 1 Fuvest 2022 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Idade Moderna União Ibérica

Analise a imagem:

El Greco, Alegoria da Santa Aliança (Sonho de Filipe II), 1579. El Escorial, Espanha. Óleo sobre tela. PUPPI, Lionello. El Grecco. Florença: Sadea Editore, 1977, prancha 8.

A partir da pintura de El Greco:

a) Identifique um aspecto religioso característico do império espanhol ao final do século XVI.
b) Identifique e explique um aspecto social característico do império espanhol ao final do século XVI.
c) Explique o papel da religião na formulação das justificativas para a colonização da América.



Resolução

a) No final do século XVI o Império Espanhol, governado pela casa dos Habsburgo, era um dos mais poderosos do mundo, uma vez que aquela família detinha os tronos, além da Espanha, de Portugal (União Ibérica, entre 1580 e 1640), Sacro Império Romano Germânico e controlavam regiões tais como os Países Baixos. No aspecto religioso, o século XVI foi marcado pelo processo da Reforma Protestante, a partir de Martinho Lutero e suas 95 teses (1517). Tal fato desencadeou uma reação católica, principalmente a partir do Concílio de Trento (1545-1563). Nesse sentido, a aliança do papa com os governantes espanhóis seria um ponto fundamental para o reforço do catolicismo dentro dos domínios do Império Espanhol. no caso aqui se trata de Filipe II (1554-1598), A tela de El Greco (1541-1614) apresentada pela questão  foi encomendada pelo monarca espanhol Filipe II (1554-1598) e apresenta uma alegoria sobre a aliança do poder político com o poder religioso.

b) A sociedade do Império Espanhol no século XVI era estamental, ou seja, estava dividida em três estamentos. Os dois principais, que eram o Clero e a Nobreza, controlavam o terceiro estamento, formado pelo povo em geral. O controle exercido pelo Clero e pela Nobreza se fazia pelo absolutimo do rei, baseado no direito divino. Dessa forma, aqueles que não se submetessem a essa situação poderiam ser inclusive condenados pela Inquisição, instituição que exerceu forte poder sobre aquela sociedade durente muitos anos. Também podemos afirmar que existia uma sociedade colonial do Império Espanhol, que era controlada pelos chapetones, enviados pelo rei para ocuparem os principais cargos administrativos nas colônias, além dos criollos, que eram os descendentes de espanhois que nasceram na América e formavam a elite econômica daquelas regiões. Cabia aos indígenas, submetidos muitas vezes a trabalhos compulsórios, tais como a mita e a encomienda, e aos escravos, os postos menos favorecidos daquela sociedade.

c) A religião exerceu importante papel para a justificativa da conquista e colonização da América por parte dos europeus. A expansão europeia dos séculos XV e XVI foi norteada por interesses mercantis, mas também pelo desejo de difusão da fé cristã. Dessa forma, a chegada do clero até o novo continente fazia parte do projeto colonial espanhol e a conversão dos indígenas à religião do dominador foi um aspecto fundamental para a consolidação da conquista. Foi inclusive praticado o conceito de "guerra justa", uma vez que a guerra e a eliminação dos indígenas que não aceitassem a conversão ao cristianismo seria assim justificada.