Logo FUVEST

Questão 4 Fuvest 2022 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

Recursos Minerais Problemas sociais urbanos

Em agosto de 2021, ocorreu desestabilização do terreno com a exploração de sal-gema em Maceió, capital de Alagoas, atingindo cerca de 57 mil pessoas em cinco bairros da cidade. O incidente teve início com tremores de terra três anos antes, seguidos de afundamentos de terreno. O bairro do Pinheiro, um dos mais atingidos, teve suas casas condenadas pela Defesa Civil por risco de desabarem.

Folha de São Paulo, 02 de Agosto de 2021. Adaptado.

SBG-CPRM, 2019. Adaptado.

Considerando as informações fornecidas e seus conhecimentos, responda:

a) Que tipo de falha geológica é representada na figura?
b) Indique e explique uma causa de desestabilização do terreno devido à exploração de sal-gema no caso citado.
c) Indique e explique uma consequência negativa do problema ambiental citado para a dinâmica urbana de Maceió/AL.



Resolução

a) O exercício apresenta um bloco diagrama com falhas e as respectivas setas de direção da movimentação vertical dos blocos rochosos que formam a estrutura geológica local. Nesse contexto, identifica-se a falha normal, associada ao deslocamento do bloco para uma posição mais baixa da que possuía antes, ou seja, ao processo denominado subsidência, responsável por rebaixar a superfície. É o caso representado na imagem referência. Existe ainda um outro tipo de falhamento que é a falha inversa ou compressiva, que ocorre quando o bloco deslocado se movimenta para cima de sua posição original, o que não aconteceu nesse caso.

b) A extração de sal-gema pode ser realizada através da solubilização do minério ou através de sua extração a partir da retirada do minério bruto e sólido que compõe tal rocha sedimentar (sal-gema). Tais processos realizados em excesso podem acarretar fraturas e espaços opacos em meio ao solo ou à estrutura geológica, fatores que levam à subsidência e acomodação das falhas do terreno.

No caso de Maceió, a exploração intensiva por meio dos poços de mineração da petroquímica Braskem foi o principal fator para o desastre ocorrido ocasionando até um terremoto de 2.5 na escala Richter no local.

c) A subsidência do solo em áreas de extração de sal pode acarretar tanto abalos sísmicos pontuais e bastante superficiais, quanto rupturas do solo. No caso da extração do sal gema em Maceió, a cidade sofre desde 2018 com o afundamento (subsidência) do solo, que condenou bairros inteiros da cidade e acarretou a retirada emergencial de milhares de famílias, além da destruição de ruas, casas e centros comerciais em toda a área.