Uma bola de borracha de massa 𝑚 = 50 gramas é abandonada do repouso, a partir de uma certa altura ℎ. A resistência do ar não é desprezível, e o movimento da bola durante 0,6 segundo após o início da queda é registrado por uma câmera de alta resolução. Considerando o esquema da situação inicial e os gráficos da dependência temporal da altura 𝑦 e da velocidade vertical da bola, responda às questões a seguir.
a) No instante t = 0,2 s, a força resultante que atua sobre a bola tem sentido para cima, sentido para baixo ou tem intensidade nula? Justifique sua resposta.
b) Calcule a energia cinética perdida pela bola entre os instantes imediatamente antes e imediatamente depois do choque com o solo.
c) Calcule o módulo da força média de resistência do ar atuando sobre a bola entre o instante inicial e o instante imediatamente antes de ela atingir o solo pela primeira vez.
Note e adote: Despreze as dimensões da bola frente à altura inicial. Aceleração da gravidade: . |
a) Observado o gráfico que indica a velocidade da bola em função do tempo, vemos que no instante t = 0,2 s a bola possui velocidade vy ≈ - 1,5 m/s, ou seja, sua velocidade aponta para baixo.
Como sua velocidade ainda irá aumentar em módulo, chegando em -3 m/s no instante t = 0,5 s, podemos concluir que a bola está sendo acelerada para baixo e, portanto, a força resultante sobre a bola em t = 0,2 s aponta para baixo, pois a aceleração e força resultante possuem sempre o mesmo sentido e direção, conforme a 2ª Lei de Newton.
b) A energia dissipada será dada pela diferença entre as energias cinéticas imediatamente antes e imediatamente depois. (Lembrando que a massa da bola deve estar em quilograma para o cálculo da energia)
c) Vamos considerar a aceleração média da bola ao longo da sua queda. Pelos gráficos, é possível concluir que o tempo de queda da bola foi de 0,5 s antes de bater no solo pela primeira vez. Ao bater no solo, o módulo de sua velocidade foi de 3 m/s, conforme o gráfico das velocidades em função do tempo. Assim, sua aceleração média nesta queda será de:
Assim, podemos determinar a força resultante média ao longo da queda, sabendo que seu valor será dado pela diferença entre a força peso P e a força de resistência do ar Fres. Assim: