Logo FUVEST

Questão 3 Fuvest 2022 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 3

Protozoários Anatomia (Digestório) Desarmônicas (Relações Ecológicas)

A figura ilustra o ciclo de vida da giárdia:

a) Cite uma medida para evitar a giardíase.
b) Qual a relação ecológica entre a giárdia e o mamífero? Justifique sua resposta.
c) Sabendo que há perda das microvilosidades intestinais devido à giardíase, explique o que acontece com a absorção de substâncias pelo organismo do mamífero? Indique um exemplo de substância absorvida pelo intestino delgado e uma pelo intestino grosso.

 



Resolução

A giardíase é uma protozoose, ou seja, uma doença causada pelo protozoário da espécie Giardia lamblia (ou Giardia intestinalis). Protozoários são seres vivos unicelulares eucariontes pertencentes ao Reino Protoctista (Protista), e embora possam existir em relação harmônica com muitos seres vivos, são geralmente conhecidos pelas doenças que causam. Outros exemplos de doenças causados por protozoários são a malária, a doença de Chagas, a leishmaniose, a toxoplasmose e a amebíase.
No humano, a giárdia, na forma de trofozoíto, parasita o intestino delgado, local onde se aloja, se alimenta e se reproduz. Quando o indivíduo contaminado defeca, cistos de giárdia são eliminados junto com as fezes, permitindo a contaminação de outras pessoas e continuidade do ciclo. Embora muitas vezes a giardíase seja assintomática, o humano portador da giárdia pode manifestar sintomas que incluem desconforto abdominal, diarreia, flatulência, perda de peso e anemia. É uma doença identificada através de exame de fezes, e pode ser tratada através do uso de medicamentos específicos conforme orientação médica.

a) A giardíase é uma enfermidade de ocorrência em grande parte do planeta e está principalmente concentrada em regiões tropicais e subtropicais nos quais há precariedade quanto ao tratamento de esgoto e água, além de fornecimento de água potável. Assim, a contaminação de novos indivíduos pode ocorrer através da ingestão de cistos presentes na água e alimentos crus (como verduras) contaminados, ou também é possível a auto contaminação na qual uma pessoa contaminada leva à boca a mão suja contendo cistos que haviam sido eliminados pelo próprio ânus. Além disso, conforme a ilustração sugere, animais de criação também podem ser acometidos pelo parasita e contribuir com o espalhamento da doença para humanos. Diante de todas as informações expostas e sabendo que se trata de um ciclo de transmissão oro-fecal, são medidas para evitar a giardíase: tratamento de esgototratamento de água, tratamento de doentes, higiene pessoal e vacinação dos animais de estimação. 

b) A relação ecológica entre a giárdia e o mamífero é o parasitismo, um tipo de relação interespecífica desarmônica na qual o parasita (a giárdia) se beneficia do hospedeiro (o mamífero). A giárdia utiliza o organismo do mamífero como fonte de alimento e água, como abrigo, como local de reprodução e como maneira de dispersão da espécie, já que através das fezes novos cistos são eliminados e podem encontrar novos hospedeiros. Diferente da giárdia que se beneficia da relação, o mamífero hospedeiro sofre uma série de prejuízos que incluem perda de nutrientes, perda de água, lesões celulares intestinais e má absorção de nutrientes.

c) As microvilosidades são projeções da membrana apical responsáveis por aumentar a superfície de contato com o alimento digerido, aumentando a capacidade de absorção de nutrientes.

Micrografia e esquema de microvilosidades.
Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/structure-of-a-cell/prokaryotic-and-eukaryotic-cells/a/plasma-membrane-and-cytoplasm Acesso em 17/01/2022

A destruição das microvilosidades irá reduzir a superfície de contato do epitélio intestinal com a luz intestinal, local onde estão os nutrientes digeridos e moléculas menores como água, sais minerais e vitaminas. Consequentemente, a capacidade de absorção dos nutrientes também irá diminuir, resultando em perda de nutrientes pelas fezes e desnutrição do indivíduo portador da giárdia.

O intestino delgado é o órgão onde a digestão é finalizada e onde são absorvidas as subunidades menores de moléculas como carboidratos, proteínas e lipídios, portanto, é o local de absorção de monossacarídeos, aminoácidos, ácidos graxos, glicerol e outras moléculas. Embora não possa microvilosidades, o intestino grosso também possui capacidade de absorção, promovendo a absorção de água, sais minerais e vitaminas.