Logo FUVEST

Questão 4 Fuvest 2022 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

Ciclo reprodutivo (Angiospermas) Ciclo reprodutivo (Pteridófitas)

A figura ilustra as etapas do ciclo de vida do ipêamarelo:

a) Qual é o modo de dispersão das sementes do ipê-amarelo?
b) Cite uma etapa do ciclo representado que possua células com número haploide de cromossomos. Cite outra etapa que possua células com número diploide.
c) Cite uma etapa presente no ciclo de vida do ipê-amarelo que não aparece no ciclo de samambaias e justifique seu significado evolutivo.



Resolução

O ipê-amarelo é uma planta pertencente ao grupo das Angiospermas, divisão que compreende a maioria dos vegetais conhecidos e que habitam o planeta Terra. Plantas deste grupo são dotadas de flores, órgãos reprodutivos responsáveis pela ocorrência de reprodução sexuada que originará sementes embrionadas envoltas por um fruto. Outra característica que diferencia as angiospermas dos demais grupos vegetais, é a ocorrência da dupla fecundação, fenômeno que origina, no interior da semente, um embrião diploide (2n) e um tecido nutritivo triploide (3n) denominado endosperma secundário. Após a fecundação, a semente contida no interior de fruto deverá se desprender da planta-mãe e ser dispersa para um novo ambiente no qual ocorrerá a germinação da semente e desenvolvimento da nova planta. A dispersão das sementes pode ocorrer pelo vento (no caso de frutos secos mais leves, menos densos e de formato aerodinâmico), pela água (no caso de frutos com capacidade de flutuabilidade) ou por animais (no caso de frutos carnosos e suculentos que oferecem água e açúcares aos animais, ou no caso de frutos secos capazes de aderir na pelagem animal).

a) A dispersão de sementes do ipê-amarelo ocorre através do vento, fenômeno denominado anemocoria. Conforme apresentado na imagem, o ipê produz um fruto seco deiscente alongado denominado cápsula capaz de abrir-se e liberar as sementes aladas que são facilmente transportadas pelo vento. As sementes aladas são dotadas de finas projeções similares a asas de formato aerodinâmico que são facilmente carregadas pela corrente de ar.

b) O ciclo de vida de todas as plantas, incluindo as angiospermas, é denominado alternância de gerações e caracteriza-se por apresentar tecidos haploides (n) que alternam com os tecidos diploides (2n). Um esquema simplificado deste ciclo de vida nas angiospermas é exibido abaixo:

 

Sabendo dessas informações, o candidato poderia responder que:

- uma etapa do ciclo representado que possua células com número haploide de cromossomos é a etapa da polinização no qual há células gaméticas haploides (n) no interior do pólen.

- uma etapa que possua células com número diploide pode ser as etapas da frutificação, das sementes, da planta adulta ou da floração (desde que não se considere os gametas haploides produzidos pela flor).

c) As samambaias são plantas do grupo das pteridófitas, vegetais que não apresentam estruturas reprodutivas como grão-de-pólen, flores e frutos. Assim, diferente do ipê-amarelo que produz pólen disperso por insetos (conforme exibido pela foto) e frutos dispersos pelo vento, as samambaias dependem de água para fecundação, fator que limita a distribuição das samambaias a ambientes úmidos com disponibilidade hídrica que permita a continuidade do ciclo reprodutivo. Sabendo dessas informações, o candidato poderia citar que as etapas de floração, polinização, frutificação e formação de sementes não ocorrem nas samambaias. O significado evolutivo de não ter essas etapas é que as samambaias estão restritas à ambientes com amplo fornecimento de água e a dispersão está limitada a essas regiões. Além disso, por não produzir sementes e frutos, os embriões das samambaias ficam restritos à planta-mãe onde ocorreu a fecundação.