Logo FUVEST

Questão 5 Fuvest 2022 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 5

Sistema Respiratório Poluição Atmosférica

Os grandes centros urbanos sofrem efeitos de vários tipos de poluição, provenientes de diferentes fontes de poluentes.

a) Cite um poluente resultante da lavagem de louças nas residências.
b) Cite um impacto direto à saúde humana causado pela poluição do ar característica dos grandes centros urbanos. Justifique sua resposta.
c) Proponha uma medida de controle de poluição que teria grande impacto na redução da emissão de CO2 em áreas centrais de grandes cidades. Justifique sua resposta.



Resolução

a) Os poluentes resultantes da lavagem de louças nas residências são os detergentes não-biodegradáveis. Eles são constituídos por alquil-benzeno-sulfonatos de sódio de cadeia ramificada, de modo que não são degradados por bactérias e fungos decompositores presentes nos ecossistemas aquáticos. Devido à sua acumulação no ambiente, eles tendem a formar espumas brancas e densas na superfície da água (Figura 1), que impedem a entrada de oxigênio (O2), contribuindo para a condição de hipóxia do ambiente aquático e levando as formas de vida aeróbicas à morte.

Figura 1: Espuma branca flutuando na superfície de um rio, resultante do acúmulo de detergentes não-biodegradáveis.

b) Nos grandes centros urbanos, onde há enorme ocupação humana, verifica-se a presença de inúmeras indústrias de atividades variadas acompanhada de grande número de automóveis dependente de combustíveis fósseis, os quais são responsáveis por eliminar a maior parte de gases poluentes na atmosfera. Como exemplos de poluentes é possível citar o monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NO e NO2), enxofre (SOx) e uma variedade materiais particulados (MP). A inalação dessas substâncias pode afetar o organismo de diversas maneiras, sendo capazes de gerar sintomas restritos ao sistema respiratório ou até mesmo efeitos sistêmicos, já que o sistema circulatório pode contribuir com a distribuição dos poluentes para os diversos tipos teciduais. Exemplos de impactos diretos à saúde humana são problemas respiratórios, prejuízo da função pulmonar, alergias, rinites, asma, redução do batimento mucociliar, bronquites, tosse constante, fadiga e dificuldade em realizar atividade físicas. Isso ocorre porque os gases podem:

- interagir com hemácias, restringindo o transporte de O2 gasoso para as células;

- provocar inflamação e irritação da mucosa respiratória;

- sensibilizar o sistema imune e desencadear alergias;

- alterar a produção ou varrição do muco, facilitando instalação de bactérias patogênicas;

- destruir os cílios do epitélio respiratório, diminuindo a limpeza das vias aeríferas;

- reduzir a permeabilidade alveolar, diminuindo a taxa de hematose.

Dependendo do tipo do poluente, quanto maior o tempo de exposição às substâncias tóxicas, maior será acúmulo delas no organismo, levando à ocorrência impactos à longo prazo. Um exemplo é o câncer de pulmão decorrente da exposição massiva e prolongada das células pulmonares à poluentes capazes de interagir com o DNA e danificá-lo. Estes danos podem escapar do sistema de reparo celular, consolidando em mutações capazes de desregular o ciclo celular e a taxa de proliferação tecidual. Como consequência, a célula divide-se de maneira desordenada, gerando uma massa tecidual tumoral no pulmão, ou até mesmo em outros órgãos, já que o poluente pode ser carregado através da corrente sanguínea para outros locais.

c) Nas áreas centrais das grandes cidades, a maior parte da emissão de CO2 (gás carbônico) decorre da queima de combustíveis fósseis em veículos automotivos. Assim, uma medida que pode ter grande impacto na redução das emissões de CO2 é o investimento em transporte público de qualidade (ônibus, metrô, trens urbanos, etc.) e que sejam, preferencialmente, movidos à energia elétrica, por exemplo. A construção de ciclovias e a adoção de políticas de incentivo ao uso de meios de transporte alternativos também contribuem para redução do uso de automóveis e, consequentemente, para a redução da emissão de gases de efeito estufa nas grandes cidades.

Uma outra medida de controle da poluição nas grandes cidades é a construção de edifícios que utilizem energia de forma mais eficiente. Por exemplo, as janelas e outras estruturas de vedação podem possuir grande capacidade de isolamento térmico, reduzindo a utilização de aparelhos de ar condicionado, os quais tendem a elevar a pegada de carbono das cidades.