Logo FUVEST

Questão 6 Fuvest 2022 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

Anatomia do sistema respiratório Morfologia (Artrópoda)

A figura apresenta dois tipos diferentes de sistema circulatório: o aberto, de moluscos, e o fechado, de peixes. As setas mostram o sentido da circulação nos sistemas, e as cores vermelha e azul em peixes significam sangue oxigenado e não oxigenado, respectivamente.

a) Cite um grupo, além dos peixes, que possui sistema circulatório fechado.
b) Indique as estruturas correspondentes às letras A, C, E, G e I na tabela da folha de respostas.
c) Embora moluscos (exceto cefalópodes) e insetos tenham sistema circulatório aberto, a resposta aos estímulos em insetos é muito mais rápida que em moluscos. Considerando-se as trocas gasosas, por que ocorre essa diferença?



Resolução

a) No sistema circulatório fechado o sangue circulante permanece sempre dentro de vasos sanguíneos e jamais entra em contato direto com os tecidos; assim, o intercâmbio de substâncias exige que os componentes teciduais e sanguíneos atravessem a delgada camada formada pelas células endoteliais que compõem os capilares. Além dos peixes, todos os outros grupos de vertebrados também possuem um sistema circulatório fechado, dessa forma poderiam ser citados os anfíbios, os répteis, as aves ou os mamíferos.  O candidato também poderia citar os anelídeos ou moluscos cefalópodes, caso optasse por exemplificar citando um grupo invertebrado.

b) A tabela fornecida poderia ser preenchida da seguinte forma:

Estrutura A Coração
Estrutura C Lacunas (hemoceles) presentes nos tecidos
Estrutura E Coração
Estrutura G Brânquias
Estrutura I Capilares que irrigam os tecidos

 

c) No sistema circulatório aberto, a hemolinfa é direcionada pelos vasos do sistema para locais específicos conhecidos como lacunas ou hemoceles, espaços onde a hemolinfa entra em contato direto com o tecido e as trocas de componentes acontece diretamente entre as células irrigadas e a hemolinfa circulante. Nos moluscos, o gás oxigênio obtido nas trocas gasosas do animal é captado pelos pigmentos respiratórios contidos na hemolinfa e levado, via sistema circulatório, até as células. Portanto, nos moluscos os sistemas circulatório e respiratório estão associados de forma complementar, ou seja, enquanto o primeiro faz a captação do gás oxigênio, o segundo faz a distribuição deste gás até as células. Embora os insetos também tenham um sistema circulatório aberto dotado de hemolinfa e um processo de irrigação lacunar muito semelhante ao observado nos moluscos, a chegada do O2 às células não ocorre da mesma maneira. Nos insetos, o sistema respiratório é dissociado e independente do circulatório e o O2 chega até os tecidos por um rico sistema de tubos ramificados conhecidos como traqueias. As traqueias permitem a rápida chegada do gás oxigênio até as células, bem como a rápida remoção do gás carbônico, tornando a respiração e a produção de ATP mais eficiente, fato que sustenta uma taxa metabólica mais elevada e, como consequência, a capacidade notável de fornecer respostas mais rápidas aos estímulos captados do ambiente.