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Questão 1 Fuvest 2022 - 2ª fase

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Questão 1

Adjunto adverbial linguagem verbal e não verbal

Texto 1

Disponível em: https://www.publicitarioscriativos.com/21-propagandas-surpreendentemente-criativas/.Traduzido e adaptado

Texto 2

Por respeito à natureza, artista Tikuna levou 16 anos para criar um cocar

As primeiras penas de gavião real que conseguiu chegaram em 2005. Um amigo o encontrou na aldeia certa vez e ofereceu algumas penas do animal que tinha encontrado morto no meio do mato tempos antes. "Depois, em 2011, um cacique me disse que tinha algumas também, perguntou se eu queria, eram umas oito. Juntando com as que eu tinha, já dava para fazer um pedaço de cocar", conta José Tikuna.

Para completar a peça, ele precisou contar com mais doações de amigos e conhecidos. José mesmo chegou a rodar pela floresta atrás das penas do bicho, mas não encontrava nada. Os anos passavam, e ele seguia procurando e esperando.

Só em 2014 encontrou novas penas. Dessa vez, um colega o procurou para que ele usasse seus dotes artísticos para criar um amarrador de cabelo com pena. José topou fazer e ainda conseguiu ficar com algumas para colocar em seu cocar.

José lembra das conversas com amigos tocadores de tambor que sempre falavam que se um animal ou árvore sofreu ou morreu para que conseguissem produzir o instrumento musical, o mínimo que eles deveriam ter é respeito.

Paula Rodrigues. Disponível em https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/09/08/por-respeito-a-natureza-artista-tikina-levou-16-anos-para-criar-um-cocar.htm. 08/09/2021. Adaptado.

a) Explique o sentido da expressão "mais assustador" no contexto do anúncio, comparando-a com o processo de produção do cocar mencionado na notícia.

b) Aponte a função sintática de "por respeito à natureza" e explique como a expressão contribui para o sentido do título e do texto.



Resolução

A questão apresentava dois textos para serem lidos e relacionados. O primeiro era uma propaganda da WWF (organização não governamental internacional vinculada à conservação, investigação e recuperação ambiental) e o segundo uma notícia. Embora o conhecimento prévio a respeito da instituição contribuísse para uma resolução mais célere, ele não era imprescindível, dado que o repertório de atualidades vinculado às discussões sobre a conservação do meio ambiente é de conhecimento compartilhado. Além disso, a contextualização fornecida pelo Texto 2 e pela frase abaixo do anúncio também somariam para a interpretação devida do texto 1.

a) No anúncio, são apresentadas duas imagens acompanhadas de algumas palavras. Na primeira, vê-se, estendida ao horizonte, uma superfície de água, em cujo centro aparece a provável barbatana de um tubarão. Na parte inferior, escrita em branco, está o vocábulo “assustador”. Ao lado, é apresentada a segunda imagem pertencente ao anúncio. Nela, a mesma superfície de água está exposta, porém, sem a barbatana. Na parte inferior desta segunda imagem, por sua vez, é acrescentada a palavra “mais”, obtendo-se “mais assustador”. A divisão das duas imagens é marcada pelo símbolo da WWF e de seu slogan “Exploiting the ecosystem also threatens human lives. For a living planet” (em tradução livre: A exploração do ecossistema ameaça também vidas humanas. Por um planeta vivo). Desse modo, em função do contexto apresentado, pode-se compreender que a figura de um tubarão, na imagem 1, é geralmente encarada como assustadora, pois se trata da presença de um predador de muitos animais, neles inclusos seres humanos. Contudo, a ausência da barbatana, na segunda imagem, remete à extinção desses bichos, o que, para a anunciante, constituiria algo “mais assustador”, pois estaria vinculado à “exploração do ecossistema”, justificando o acréscimo do adjunto adverbial de intensidade "mais", ampliando o sentido de "assustador". Esse aniquilamento de um ser vivo associa-se diretamente ao que é apresentado na notícia, Texto 2, na qual é relatada a dificuldade de se encontrarem as penas de um determinado animal - o gavião real -, explicitando o desaparecimento de uma determinada espécie. Além disso, a conexão entre os dois textos fica ainda mais explícita, ao final, dada a menção ao sofrimento ou morte de animais para a produção de um instrumento musical.

b) No título do Texto 2, a expressão “por respeito à natureza” exerce a função de adjunto adverbial de causa, a qual está deslocada para o início da oração e justifica o que se apresenta na oração organizada pela forma verbal “levou”. Tal expressão contribui para apontar a razão pela qual José Tikuna tenha demorado 16 anos na criação de um cocar, pressupondo-se que a confecção de um artefato como este não deva alongar-se por tal período de tempo. Ademais, ao longo do texto, fica explícito o sentido de “respeito à natureza”, pois o artista não feriu ou matou os pássaros para consegui-las, mas esperou para obter as penas já caídas ou de animais já mortos.