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Questão 9 Fuvest 2022 - 2ª fase

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Questão 9

Campo Geral

Quem ficava mais vezes de castigo era ele, Miguilim; mas quem apanhava mais era a Chica. A Chica tinha malgênio – todos diziam. Ela aprontava birra, encapelava no chão, capeteava; mordia as pessoas, não tinha respeito nem do pai. Mas o pai não devia de dizer que um dia punha ele Miguilim de castigo pior, amarrado em árvore, na beirada do mato. Fizessem isso, ele morria da estrangulação do medo? Do mato de cima do morro, vinha onça. Como o pai podia imaginar judiação, querer amarrar um menino no escuro do mato? Só o pai de Joãozinho mais Maria, na estória, o pai e a mãe levaram eles dois, para desnortear no meio da mata, em distantes, porque não tinham de-comer para dar a eles. Miguilim sofria tanta pena, por Joãozinho mais Maria, que voltava a vontade de chorar.

João Guimarães Rosa. Campo Geral.

A estória não quer ser história. A estória, em rigor, deve ser contra a História. A estória, às vezes, quer-se um pouco parecida à anedota. A anedota, pela etimologia e para a finalidade, requer fechado ineditismo. Uma anedota é como um fósforo: riscado, deflagrada, foi-se a serventia. Mas sirva talvez ainda a outro emprego a já usada, qual mão de indução ou por exemplo instrumento de análise, nos tratos da poesia e da transcendência. Nem será sem razão que a palavra "graça" guarde os sentidos de gracejo, de dom sobrenatural e de atrativo.

João Guimarães Rosa. "Aletria e hermenêutica", Tutaméia.

a) Por que Miguilim, ao recordar as personagens do conto de fadas, se comove tanto e tem vontade de chorar?

b) Considerando as ideias do autor em torno das palavras história, História e anedota, pode-se dizer que Campo Geral é uma estória? Desenvolva a sua resposta com base na leitura da obra.



Resolução

a) Ao recordar-se da narrativa de João e Maria, Miguilim identifica-se com a situação de desamparo carcterizada pelo conto de fadas. Assim como os irmãos da "estória", Miguilim também é uma criança pobre, cuja família passa por necessidades (o pai reclama das condições de trabalho) e também tem um sentimento de incompreensão frente ao mundo adulto. Assim, o menino fica comovido e tem vontade de chorar ao perceber a semelhança entre sua vida e a de João e Maria: as crianças do conto foram abandonadas na floresta pelos pais, e ele sofria a ameaça de ser amarrado a uma árvore pelo próprio pai. 

b) Guimarães Rosa utiliza o termo "estória" para designar uma literatura de ficção, sem um comprometimento com a verossimilhança, ao contrário de "história", que seria um relato pautado na realidade. O conceito de "estória", ao ser relacionado à anedota e distanciado da "História", serve para classificar a novela "Campo Geral", uma vez que se trata de uma narrativa subjetiva, em que prevalece o ponto de vista da criança, indo contra a ideia de objetividade da "história". Além disso, há em "Campo Geral" o ineditismo atribuído às anedotas, ou seja, o final surpreendente em que Miguilim descobre seu problema de visão ao usar os óculos do "doutor da cidade". Com essa nova visão, completa-se o percurso de amadurecimento do personagem que, então, sai do Mutum rumo à cidade. Nesse caminho, a "estória" de Miguilim dialoga com o mundo maravilho e o universo simbólico. Assim, "Campo Geral" é uma narrativa arquetípica, modelar, sobre a criança que vai descobrir o mundo e confrontar-se com questões existenciais em um processo de transformação, descobrimento e conhecimento.