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Questão 5 Unicamp 2022 - 2ª fase - dia 1 - Português, Inglês e Redação

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Questão 5

Semântica intertexto

A imagem e o excerto abaixo foram extraídos do livro do artista plástico Mulambö.

Texto 1

Texto 2

“Através da ideia de referências e tudo mais, penso na minha figura como força. Um corpo periférico sorrindo e criando é inspiração porque crescemos sem saber que é possível. (...) No começo do meu trabalho, eu não tive referências de artistas negros, suburbanos ou qualquer outro tipo de coisa que dialogasse comigo. Nossas mãos são normalmente relacionadas a trabalhos braçais, subalternos e tudo mais, então eu sempre procurei mostrar meus braços fazendo os trabalhos. Não no sentido de valorizar o precário, romantizar o processo e blá blá blá, a ideia era justamente o contrário, sabe? Mostrar que para aquele trabalho acontecer tive que catar madeira na rua, porque não tinha dinheiro pra tela. (...). Sou Mulambö e sou João. Meu trabalho somos nós, mesmo que eu seja um só.”

(Fonte: Mulambö. Mulambö - o livro. Edição do autor, 2020, pp. 28-30.)

a) Qual o significado da expressão “blá blá blá”? Explique o sentido que essa escolha lexical assume nesse texto.

b) O texto 1 traz a reprodução da obra Queria um pincel me deram uma vassoura. Relacione a obra e seu título com a ideia de “escassez de referências” de que o artista fala no texto 2.



Resolução

a) A expressão ‘blá-blá-blá” é originária da onomatopeia imitativa do verbo francês “blaguer”, o qual tem o sentido de ‘dizer coisas engraçadas, coisas das quais se ri”. No contexto brasileiro, essa expressão, quando empregada, apresenta o sentido de ‘conversa vazia, desprovida de conteúdo relevante’, ‘exposição extensa, possivelmente farta de afirmações irrelevantes ou falsas’ ou ainda, sinteticamente, ‘falatório’. No texto de Mulambö, a expressão é empregada no trecho “Não no sentido de valorizar o precário, romantizar o processo e blá-blá-blá”. Nesse contexto específico, essa expressão assume o sentido semelhante ao termo ‘etc’, ‘e demais coisas’, ou ainda, ‘e todo o resto’. Isso ocorre, porque ele pressupõe que as ideias presentes anteriormente no texto - ‘valorizar o precário’ e ‘romantizar o processo’ - já são de conhecimento compartilhado por seu leitor; tornando-se desnecessário, pois, apresentar os outros elementos que as seguiriam. Desse modo, o emprego de “blá-blá-blá” caberia perfeitamente e seria facilmente preenchido pelo interlocutor. 

b) No texto 1, pode ser observada uma vassoura posicionada na vertical e invertida em sua posição comum. O seu título, apresentado em negrito, no lado inferior esquerdo “Queria um pincel me deram uma vassoura” aponta uma série de informações a respeito de sua composição. O primeiro elemento indica que o artista buscou as referências comuns àqueles que compõe artes plásticas, ou seja, um pincel. O segundo elemento aponta para o fato de que, em vez do objeto pretendido, terem lhe dado outro cuja finalidade inicial é a limpeza e não a constituição de uma peça artística. Cabe ainda acrescentar que a descrição em si da obra também reforça os elementos anteriores, na medida que no lugar do comum ‘óleo sobre tela’, lido em descrições de quadros feitos usando pincéis, o que se apresenta é uma ‘pintura sobre vassoura’. Ao longo do texto 2, Mulambö, já de início, apresenta que corpos periféricos criando por si só já se constituem como referências justamente em razão de não haver “referências de artistas negros ou qualquer outro tipo de coisa” com que ele pudesse dialogar. Na sequência, aponta que as suas mãos “são normalmente relacionadas a trabalhos braçais, subalternos” como a vassoura explicita no Texto 1 e, por essa razão, ele procura mostrar os “braços fazendo os trabalhos”. Dessa forma, o artista, consegue indicar que não havia referências no campo artístico nas quais se basear (a escassez), ao mesmo tempo em que demonstra que as únicas referências eram os trabalhos braçais e subalternos geralmente executados pelos povos periféricos, portanto retira deles sua base de composição.