In May 2021, the International Society for Stem Cell Research released new guidelines that relaxed the 14-day rule, an international consensus that human embryos should be cultured and grown in the lab only until 14 days post-fertilization. The change allows scientists, in countries where it is legal, to seek permission to continue research beyond this point. Roughly between days 14 and 22, the embryo enters gastrulation. Studying later stages would allow scientists to better understand the nearly one-third of pregnancy losses and numerous congenital disabilities thought to be triggered at these points in development.
(Adaptado de The future of lab-grown embryos - 03 set 2021; Nature News - https://www.nature.com/articles/d41586-021-02400-1. Acessado em 16/09/2021.)
As respostas devem ser apresentadas em português.
a) Explique o que é a regra dos 14 dias. De acordo com o texto, que mudança essa regra sofreu recentemente e quais são os seus impactos?
b) Considerando as informações do texto e a figura dos estágios iniciais da embriogênese humana, qual é o período aproximado da implantação do embrião e onde ela ocorre? Qual é a importância da gastrulação na embriogênese?
Traduzindo o texto do enunciado, temos:
Em maio de 2021, a Sociedade Internacional de Pesquisa em Célula Tronco divulgou novas diretrizes que flexibilizaram a regra de 14 dias, um consenso internacional de que os embriões humanos devem ser cultivados e desenvolvidos em laboratório apenas até 14 dias pós-fertilização. A mudança permite que cientistas, em países onde é legal, busquem permissão para continuar a pesquisa além esse ponto. Aproximadamente entre os dias 14 e 22, o embrião entra em gastrusão. Estudar estágios posteriores, permitiria aos cientistas entenderem melhor os quase um terço das perdas de gravidez e numerosas deficiências congênitas que acredita-se serem acionados nesses pontos de desenvolvimento.
Aumentando o limite
Até agora, pesquisadores têm sido capazes de estudar embriões humanos até 14 dias de desenvolvimento, que é cerca de uma semana depois que eles geralmente implantariam no útero. Se o limite for aumentado, os pesquisadores podem explorar o que acontece depois.
Vocabulário:
Sperm = esperma
Egg = óvulo
Blastocyst = blastocisto
Implantation = insseminação
Bilaminar disc = disco bilaminar
Ectoderm = ectoderma
Mesoderm = mesoderma
Endoderm = endoderma
Amniotic cavity = cavidade amniótica
Yolk sac = saco vitelino
Gastrulation = gastrulação
Primitive streak = linha primitiva
a) A regra dos 14 dias, fundamentada em questões éticas, determina um limite de tempo pós-fertilização para estudo dos embriões humanos cultivados para pesquisa. A Sociedade Internacional de Pesquisa em Célula Tronco flexibilizou a regra e permitirá que os cientistas busquem a autorização para continuar suas pesquisas para além dos 14 dias. O impacto da mudança é que será possível estudar o embrião humano em etapas posteriores e, com isso, entender os motivos de boa parte dos abortos e de inúmeras doenças congênitas, com a finalidade de preveni-las.
b) Na reprodução humana o encontro de gametas normalmente ocorre na tuba uterina. Após o encontro, o zigoto formado tem um longo caminho a percorrer e é impulsionado em direção ao endométrio uterino, mediante atividade ciliar das células epiteliais que revestem a superfície interna da tuba. Durante o percurso, o zigoto entra em processo de divisão celular e inicia a fase de morulação e, em cerca de sete dias, chega ao endométrio uterino e atinge a fase da blástula, originando o blastocisto (Blastocyst), conforme mostrado na figura da questão. Endométrio é o tecido que reveste a superfície interna do útero e é nele que ocorre a implantação (ou nidação), fenômeno necessário para que se inicie a formação da placenta e a gravidez comece. Veja abaixo a ilustração do desenvolvimento embrionário inicial e implantação do embrião 7 dias após a fertilização.
Em torno de mais sete dias o embrião avançará para a fase da gastrulação, na qual são formandos a cavidade digestória primitiva e os folhetos embrionários, que dão origem a estruturas distintas e pré-determinadas no embrião futuro. Após mais alguns dias o embrião entrará em organogênese, fase na qual esses folhetos originam órgãos como coração, rins, fígado, pâncreas, sistema nervoso, ossos, entre outros. O período da organogênese é o mais sensível, pois origina os órgãos vitais que darão suporte à vida dali em diante, falhas no processo são os principais motivos de malformações, doenças congênitas e abortos espontâneos.