Logo UNICAMP

Questão 1 Unicamp 2022 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Endógenos (Geomorfologia) Exógenos (Geomorfologia) Processo de urbanização mundial

Nas últimas décadas, os territórios sul-americanos assistiram a grandes transformações. Uma delas foi a transferência da população para as cidades, o que se deu em velocidade maior do que a que os serviços de infraestrutura conseguiram acompanhar. Isso afetou os ambientes de maneira profunda e contribuiu para o aumento de desastres naturais.

(Adaptado de Luci Hidalgo Nunes, Urbanização e desastres naturais: abrangência América do Sul. São Paulo: Oficina de Textos, 2015, p. 25.)

A tabela a seguir – retirada da mesma fonte – apresenta algumas metrópoles sul-americanas, situadas na Cordilheira dos Andes, com população acima de 750.000 habitantes. Apresenta também os riscos de eventos que promovem desastres naturais.

Metrópoles População 2011 Seca Terremoto Inundação Escorregamento Vulcanismo
Bogotá 8.743.000 Sim Sim Sim Sim Não
Caracas 3.242.000 Sim Sim Sim Não Não
La Paz 1.715.000 Sim Sim Sim Sim Não
Lima 9.130.000 Sim Sim Sim Não Não
Quito 1.662.000 Sim Sim Sim Sim Sim
Santiago 6.034.000 Sim Sim Sim Não Não

A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre os fenômenos naturais que podem deflagrar desastres naturais em aglomerados urbanos na América do Sul, responda às questões a seguir:

a) Quais os agentes endógenos e exógenos responsáveis pelos desastres naturais nas metrópoles indicadas na tabela?

b) Aponte quatro características comuns no processo de urbanização das metrópoles sul-americanas situadas na região Andina.



Resolução

a) Os agentes endógenos são aqueles provenientes da dinâmica interna do planeta e, portanto, estão associados a fenômenos como tectonismo - movimento de placas tectônicas - e vulcanismo - ascensão do magma presente no interior da Terra até a superfície. Tais fenômenos vinculam-se, na tabela, aos eventos denominados "Terremoto", que ocorrem em todas as metrópoles listadas, e o "Vulcanismo", evento que representa risco de desastres naturais somente em Quito.

Já os agentes exógenos são causados por elementos e fenômenos existentes na superfície da Terra e, no enunciado, se relacionam a "Seca", "Inundação" e "Escorregamento" sendo que todos eles expressam a ação climática em interação com elementos hidrológicos (rios e lagos) e litológicos/pedológicos (rochas expostas e solos). É importante frisar que Seca e Inundação representam riscos a todas as metrópoles apresentadas, enquanto Escorregamento é uma ameaça apenas a Bogotá, La Paz e Quito devido à maior declividade das formas de relevo encontradas em tais cidades, fator que colabora para deslizamentos e escorregamentos de terra.

b) A denominada América Andina se estende por Venezuela, Colômbia, Bolívia, Peru, Equador e Chile e possui como principal característica física a presença da cordilheira dos Andes na maior parte desses territórios. Do ponto de vista socioeconômico, são países considerados subdesenvolvidos, com economias fortemente baseadas em setores primários da economia (agricultura, pecuária e extrativismo mineral), notadamente na exploração de minérios.

Da mesma forma que outros países da América Latina, a urbanização das metrópoles andinas apresenta como principais características:

- acelerada transferência da população do campo para as cidades a partir da segunda metade do século XX, impulsionada pela mecanização e alta concentração fundiária nas áreas rurais, sendo que esta última impulsionou o processo de êxodo rural;

- ausência de planejamento urbano capaz de lidar com a chegada massiva da população do campo, o que levou ao crescimento desordenado das principais cidades andinas;

- periferização, ou seja, a formação de favelas com moradias precárias, ausência de infraestruturas, como saneamento básico e rede elétrica, e falta serviços urbanos eficientes de educação e saúde;

- segregação socioespacial e consequente exclusão social, processos que levam à expansão do desemprego e da violência no contexto das metrópoles mencionadas.