Logo UNESP

Questão 25 Unesp 2022 - 2ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 25

Segunda Guerra Mundial Nazismo Stalinismo

Observe as imagens. A primeira é de um cartaz soviético, de autoria desconhecida, divulgado em 1941. A segunda é uma charge do cartunista brasileiro Belmonte, publicada em 7 de outubro de 1943.

(In: Eudes Bezerra. “15 charges da Segunda Guerra Mundial”.
https://incrivelhistoria.com.br, 24.03.2016.)

(In: Caricatura dos tempos, 1982.)

As duas imagens



a)

assumem percepções críticas do nazismo, sendo que a primeira mostra a derrota das tropas alemãs que invadiram a União Soviética e a segunda destaca o esforço de Hitler para convencer Stalin a apoiar a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. 

b)

associam o nazismo ao comunismo, sendo que a primeira compara o avanço russo contra as tropas napoleônicas ao avanço alemão na Segunda Guerra Mundial e a segunda destaca a amizade pessoal entre os líderes políticos da Alemanha e da União Soviética.  

c)

expõem a semelhança entre as guerras mundiais, sendo que a primeira demonstra o pacto germano-soviético na Primeira Guerra Mundial e a segunda destaca a retomada da aliança estratégica entre os países na Segunda Guerra Mundial. 

d)

estabelecem diálogos entre temporalidades, sendo que a primeira compara o avanço militar alemão sobre a União Soviética com a tentativa napoleônica de ocupar a Rússia e a segunda ironiza a passagem do pacto germano-soviético para a condição de guerra. 

e)

exploram o conceito de totalitarismo, sendo que a primeira destaca os aspectos bélicos do poder absoluto de Alemanha e União Soviética e a segunda ressalta as ações diplomáticas e o controle do aparato repressivo pelos regimes nazista e comunista.

Resolução

As imagens que servem de base para a questão fazem referência à União Soviética e seu histórico de alianças e envolvimentos em conflitos. Na primeira delas, há uma comparação entre a derrota de Napoleão após sua tentativa de invasão do Império Russo em 1812 com o fracasso do avanço nazista no território da União Soviética após a deflagração da Operação Barbarossa (1941), que rompe o Pacto de Não-Agressão (Pacto Ribbentrop-Molotov), assinado em 1939 entre o líder nazista Adolf Hitler e o líder soviético Josef Stálin. A segunda imagem mostra exatamente essa mudança nas relações diplomáticas entre Alemanha e URSS: inicialmente havia um tratado de não-agressão e, dois anos depois, os países estavam em guerra.

a) Incorreta. As imagens mostram percepções críticas do nazismo, mas, embora a primeira retrate um Hitler à sombra de Napoleão, ou seja, retrata a derrota nazista em comparação com o anterior fracasso napoleônico, a segunda imagem não comenta esforços de Hitler para que a União Soviética apoiasse a Alemanha em situação de guerra, mas sim um tratado diplomático, com repercussões territoriais e comerciais, que estabelecia a não-agressão entre as duas unidades políticas.

b) Incorreta. Não é feita associação entre nazismo e comunismo, mas sim pretende-se expor as complexidades do cenário europeu antes e durante a Segunda Guerra Mundial. A primeira imagem compara as duas derrotas, a de Napoleão e a de Hitler, em um esforço de propaganda soviética, e não o avanço russo ao avanço alemão. Já na segunda imagem, não se comenta sobre a amizade entre os dois ditadores, mas sim sobre como seus interesses políticos e territoriais conduziram a mudanças de postura em relação ao conflito.

c) Incorreta. Não há qualquer menção à Primeira Guerra Mundial nas duas imagens, ou comparação entre os dois conflitos mundiais. A comparação feita, na primeira imagem, é entre as Guerras Napoleônicas e a Segunda Guerra Mundial. Além disso, não houve pacto germano-soviético na Primeira Guerra Mundial, até mesmo porque, quando esse conflito ocorreu, a União Soviética ainda não existia, sendo que a Revolução Russa data de 1917 e a fundação da URSS de 1922.

d) Correta. Ambas as imagens realizam esse diálogo de temporalidades, sendo que a primeira faz uma comparação entre eventos distantes mais de um século um do outro: no caso, a invasão napoleônica de 1812 e a invasão alemã em 1941; já a segunda faz uma diferenciação entre dois momentos mais próximos, a assinatura do pacto germano-soviético de não-agressão e a guerra entre União Soviética e Alemanha após o rompimento desse acordo. Podemos pensar também que, enquanto a primeira charge estabelece uma comparação entre dois momentos históricos, com o objetivo de exaltar a resistência russa/soviética, a segunda possui tons mais satíricos e críticos, expondo a fugacidade de acordos políticos em tempos de guerra.

e) Incorreta. Embora o conceito de totalitarismo, o belicismo e a utilização de um aparato repressivo para controle nos contextos de União Soviética e Alemanha sejam discussões coerentes e relativas ao período abordado, não são o foco das imagens. A primeira delas, notadamente, pretende passar uma mensagem ligada à valentia e à resistência do povo russo/soviético diante do invasor, o que não se coaduna com uma exploraçao do totalitarismo. A segunda, embora mais crítica, não fornece elementos ou símbolos que direcionem essa perspectiva ferina e satírica para uma chave de leitura conectada ao conceito de totalitarismo ou ao impacto social e político dessas práticas.