Logo UNESP

Questão 26 Unesp 2022 - 2ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 26

Petróleo (Geografia) Velha Ordem Mundial (Guerra Fria)

    Entre 1973 e 1978, as receitas anuais do petróleo nos principais produtores árabes cresceram enormemente: na Arábia Saudita, de 4,35 bilhões para 36 bilhões de dólares; no Kuwait, de 1,7 bilhão para 9,2 bilhões; no Iraque, de 1,8 bilhão para 23,6 bilhões; na Líbia, de 2,2 bilhões para 8,8 bilhões. Alguns outros produtores também aumentaram muito sua produção, em particular Qatar, Abu Dhabi e Dubai. O controle dos produtores sobre seus recursos também se expandiu. Em 1980, todos os principais Estados produtores tinham ou nacionalizado a produção de petróleo ou adquirido uma maior participação nas empresas operadoras, embora as grandes empresas multinacionais ainda tivessem uma posição forte no transporte e na venda.

(Albert H. Hourani. Uma história dos povos árabes, 1994. Adaptado.)

A expansão da produção petrolífera no mundo árabe

 



a)

reforçou o nacionalismo, estimulado pelo orgulho das populações com a riqueza súbita e o protagonismo de alguns Estados da região no cenário político e econômico mundial.

b)

acentuou a dependência mútua entre fornecedores e compradores, pois os primeiros concentraram os esforços na exportação e os segundos dependiam do acesso ao petróleo para o funcionamento de suas indústrias.

c)

gerou uma reorientação diplomática e ideológica na região, pois os vínculos comerciais com a União Soviética reforçavam a posição política dos grupos de esquerda no Oriente Médio.

d)

levou à dissolução da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, gerando uma guerra de preços entre os Estados produtores e o aprofundamento das políticas de controle dos níveis de produção.

e)

eliminou a interferência das Sete Irmãs, grupo de empresas ocidentais que controlavam o mercado internacional petrolífero, que passou a ser regido em função dos interesses dos produtores.

Resolução

O texto retrata parte dos efeitos da chamada 1ª crise do petróleo, iniciada em 1973, e que se caracterizou pela elevação significativa do preço do barril do petróleo para os padrões da época. Os principais motivos geradores dessa crise foram a crescente importância do papel da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) no mercado do petróleo e os efeitos da  Guerra do Yom Kippur, conflito árabe-israelense pelo território da Palestina que opôs os principais membros da OPEP (Arábia Saudita, Irã, Iraque e Kuwait) aos países do mundo Ocidental devido ao apoio militar desses a Israel contra os árabes palestinos.

Posto isso, discorre-se que:

a) Incorreta.  O nacionalismo árabe foi um movimento político que teve seu apogeu entre os anos de 1950 e1960 e que teve na figura do presidente egípcio Gamal Abdel Nasser sua principal liderança. Esse movimento defendia a união dos povoas árabes para combater a dominação econômica e política em relação aos países ocidentais. A década de 1970 é marcada pelo enfraquecimento desse movimento em função de  disputas internas entre as elites dominantes e diferenças pautadas em questões étnico-culturais entre árabes. Por isso, essa alternativa está imprecisa.

b) Correta. A despeito do aumento do preço do barril do petróleo, a dependência mútua entre países produtores e consumidores aumentou. Até hoje os países exportadores de petróleo têm importância no cenário econômico e geopolítico mundial, pois o petróleo ainda é a principal fonte de energia. Por outro lado, os países produtores dependem muito dos recursos financeiros obtidos com a exportação desse recurso natural, deixando-os ligados aos grandes consumidores, o que expressa uma interdependência muito forte no mercado de petróleo.

c) Incorreta. Durante a Guerra Fria (1945-1991), EUA e URSS travaram um grande duelo pela hegemonia do Oriente Médio e países localizados em outras regiões do mundo. O resultado desse embate é que podemos encontrar tanto países que estavam sob a Influência soviética, como eram o caso do Egito e da Síria, quanto países que estavam sob influência dos EUA, como era o caso da Arábia Saudita e Kuwait. Portanto, a crise do petróleo não significou alterações das relações de poder em favor de grupos de esquerda.

d) Incorreta.  A OPEP não foi desativada e seu papel no mercado de petróleo foi fortalecido, pois a primeira crise do petróleo evidencia a importância de seus membros uma vez que possuem as maiores reservas de petróleo do mundo e figuram como grandes produtores a nível internacional.

e) Incorreta. A década de 1970 foi marcada pelo maior enfrentamento entre as “Sete Irmãs” e os países da OPEP. Esse embate diminuiu a  capacidade de interferências dessas transnacionais no mercado do petróleo, porém está incorreto dizer que a capacidade de influência foi eliminada. O próprio texto diz que "as grandes empresas multinacionais ainda tivessem uma posição forte no transporte e na venda", o que indica seu caráter estratégico no mercado de petróleo até os dias atuais.