Logo UNESP

Questão 30 Unesp 2022 - 2ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 30

Globalização Principais indicadores sociais

Analise o mapa que se refere a um índice medido no ano de 2017.

(https://knoema.fr. Adaptado.)

Considerando a espacialização dos dados e conhecimentos sobre a globalização, o índice medido em 2017 e um dos fatores mensurados por ele em cada país são, respectivamente:



a)

competitividade global e produtividade.

b)

desenvolvimento humano e distribuição de renda.

c)

desenvolvimento sustentável e biodiversidade.

d)

Gini e concentração de renda.

e)

consumo de recursos naturais e padrões de consumo.

 

Resolução

a) Correta. Países desenvolvidos, também denominados centrais ou ricos, realmente possuem elevada competitividade no cenário da globalização vigente e são indicados no mapa notadamente entre as cores laranja e vermelho. Alguns exemplos são Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Já a maioria dos países em desenvolvimento, denominados como emergentes ou países subdesenvolvidos, também chamados de pobres ou periféricos, possuem menor competitividade e produtividade, o que condiz com a legenda associada ao mapa entre as cores branca e amarelo. Exemplos desses países são Brasil, Argentina e África do Sul.  É válido ressaltar que na legenda do mapa faltou indicar a cor branca, que, por não possuir legenda, poderia estar associada tanto aos países em pior condição (indicada pelo número 1) quanto àqueles que possuem melhor condição (número 7). No entanto, nota-se que os países que estão em branco no mapa são periféricos (Bolívia, República Centro-Africana e Afeganistão, por exemplo) e, por isso, tendem a apresentar dados precários no que diz respeito à competitividade global. Excetua-se, nesse caso, apenas a Groenlândia, território representado em branco também, mas que é uma possessão ultramarina da Dinamarca e, pelo fato de não ter parque industrial e economia própria, é incluída entre os países de baixa produtividade.

Destaca-se também que China, índia e Arábia Saudita, por exemplo, são países emergentes, mas possuem competitividade e produtividade elevada em setores industriais estratégicos, o que lhes confere a cor laranja no mapa.

b) Incorreta. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) varia de 0 a 1 sendo que quanto mais próximo de 1 melhor é o desempenho do país. Ele mede renda per capita, escolaridade/analfabetismo e longevidade (expectativa de vida). Nenhum desses dados é representado pelo mapa em questão e o IDH não tem relação direta com a distribuição da renda em um território.

c) Incorreta. Atualmente, não há indicadores sistematizados que indiquem parâmetros quantitativos ligados ao desenvolvimento sustentável (utilização de recursos naturais de modo a atender as necessidades atuais e conservá-los para gerações futuras). No caso da biodiversidade, é incorreto associar países da América do Norte e Europa Ocidental como tendo dados melhores do que países da América do Sul e África, pois estas últimas possuem maior biodiversidade do que aquelas regiões.

d) Incorreta. O Índice de Gini representa a concentração de renda em um lugar por meio de um indicador que varia de 0 a 1 de forma que, quanto mais próximo do zero um país está, menor será a concentração de renda e, portanto, maior será a igualdade social; já países que possuem Gini mais próximo a 1, possuem elevada concentração de renda e muita desigualdade social. No mapa apresentado, o índice apresenta valores superiores a 1, de modo que não é possível que represente o índice Gini.

e) Incorreta. Países desenvolvidos, localizados majoritariamente no hemisfério Norte, realmente consomem recursos naturais mais intensamente, mas países da América Central não consomem mais recursos naturais do que países da América do Sul, por exemplo, algo que contradiz a legenda apresentada. Além disso, "padrões de consumo" não são medidos quantitativamente, mas sim qualitativamente, ou seja, não podem estar associados a um dado quantitativo.