Logo UNESP

Questão 31 Unesp 2022 - 2ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 31

Industrialização brasileira Economia brasileira contemporânea

O Brasil se consolidou na Divisão Internacional do Trabalho enquanto exportador de produtos de baixo valor agregado e que podem ser estocados por certo período de tempo sem perder a qualidade. As grandes corporações dominam o comércio e a produção tecnológica, bem como a oferta generalizada dos insumos; mais recentemente, os grandes negociantes no mundo tornaram o produtor brasileiro um mero apêndice na máquina de concentração da renda, riqueza e poder para poucos. Resumidamente, a miséria de grande parte da população nacional convive com o nanismo provocado pela desnutrição, em meio à riqueza expressa pela vastidão da produção para o atendimento dos negócios nos mercados estrangeiros.

(https://outraspalavras.net, 17.05.2021. Adaptado.)

O excerto aborda, no Brasil, o processo de

 



a)

transnacionalização da economia, baseada em incentivos fiscais.

b)

reprimarização da economia, pautada na exportação de commodities.

c)

financeirização da economia, regulada por capitais especulativos.

d)

recuperação da economia, pautada no investimento estatal.

e)

privatização da economia, regulada pela entrada de capital estrangeiro.

 

Resolução

O processo de reprimarização pelo qual a economia brasileira vem passando nas últimas décadas é caracterizado pelo aumento relativo da participação das commodities na pauta das exportações e o declínio da participação de produtos industriais de maior valor agregado. As commodities são produtos primários ou semi-industrializados de baixo valor agregado, cujo preço é definido nos mercados internacionais, como por exemplo, petróleo, soja , suco de laranja concentrado, entre outros.

Desde os anos 1990, abertura econômica e a sobrevalorização da moeda a partir do Plano Real impuseram dificuldades extras para a competividade industrial do país, dificuldades essas que se somaram aos problemas estruturais da economia brasileira tais como: elevado custo com transporte de carga, excesso de burocracia, alta carga tributária e defasagem tecnológica. Todavia foram os efeitos da crise mundial a partir de 2008 que deixaram evidentes a reprimarização econômica do país, pois instensificaram a dependência brasileira em relação às exportações de commodities minerais e agrícolas no mercado internacional. Dessa forma:

 

a) Incorreta. A transnacionalização da economia brasileira é um processo anterior ao da reprimarização. A transnacionalização se iniciou a partir de 1956, no governo de Juscelino Kubitschek, no qual houve grande incremento de capitais internacionais por meio de empresas transnacionais, com destaque para o setor automobilístico. A consolidação e fortalecimento da transnacionalização se deu a partir de 1990, com a implantação da lógica neoliberal na política econômica do país.

b) Correta.  A reprimarização da economia foi acelerada nas décadas do século XXI devido às exportações para China. que aumentaram substancialmente. Cabe ressaltar que nas vendas brasileiras para China predominam commodities, notadamente minério de ferro e soja. Todavia as exportações para os EUA, países da União Europeia, Argentina e outros vizinhos sul-americanos diminuíram, o que ocasionou recuo da participação de produtos industriais de maior valor agregado.

c) Incorreta. A financeirização da economia é marcada pela crescente alocação dos investimentos para setor financeiro da economia, aumentando o peso da participação desse setor frente aos setores produtivos. Essa tendência é marcante da partir do processo de globalização da economia. Portanto, esse processo não é abordado no texto.

d) Incorreta. O texto indica que o processo de reprimarização da economia acentua as discrepâncias econômicas e tecnológicas entre o Brasil e os países que produzem produtos de maior valor agregado e de maior intensidade tecnológica, logo, esse processo não contribui para a recuperação econômica do país. Além disso, o capital que atua na produção das commodities brasileiras é predominantemente privado.

e) Incorreta. O texto não aborda a privatização da economia, que se deu a partir dos anos 1990 com a introdução do modelo neoliberal na economia durante os governos Collor e Fernando Henrique. A privatização ocorreu, portanto, anteriormente à reprimarização econômica que ficou evidente a partir de décadas mais recentes (2000 e 2010).