Solos zonais são aqueles bem desenvolvidos, com horizontes A, B e C bem diferenciados. Eles se desenvolvem mais frequentemente em declives suaves, com boa drenagem e sobre material de origem exposto por tempo suficientemente longo para a ação do intemperismo.
(Igo F. Lepsch. Formação e conservação dos solos, 2002. Adaptado.)
Um exemplo de solo com as características apresentadas no excerto é
a) |
o hidromórfico, localizado em áreas alagadas. |
b) |
o salino, localizado em locais áridos e semiáridos. |
c) |
o litossolo, localizado em áreas de clima frio e seco. |
d) |
o latossolo, localizado em locais de clima quente e úmido. |
e) |
o calcimorfo, localizado em locais ricos em calcário. |
Quando observamos as classificações dos solos zonais, interzonais e azonais, temos que considerar a priori a origem do material mineral que constitui esses diferentes tipos de solos. Solo zonal são aqueles que derivam do material mineral de rochas matrizes que estão diretamente abaixo (no mesmo local) onde os solos estão presentes. O azonal é exatamente o solo oriundo de rochas matrizes que se encontram a determinada distância da localidade do solo sendo eles, portanto, originários do transporte e deposição de sedimentos provenientes de outras localidades. Os interzonais, por sua vez, são mistos, formados por rochas locais e de lugares distantes ao mesmo tempo. Quando observamos as alternativas do exercício devemos perceber o processo de origem pedológica e, a partir dessa análise, então tem-se que:
a) Incorreta. Os solos o hidromórficos, localizados em áreas alagadas em geral, são formados por deposição de sedimentos que percorrem distâncias substanciais de suas rochas matrizes e são depositados normalmente por rios em áreas de planícies fluviais formando, assim, solos de características azonais.
b) Incorreta. Solos salinos, localizados em locais áridos e semiáridos, não necessariamente são zonais, pois podem não ter boa drenagem. Além disso, esse tipo de solo não é formado predominantemente em áreas secas, mas muito mais comum em áreas com excesso de irrigação artificial ou antigos fundos oceânicos.
c) Incorreta. O litossolo é formado pelo processo de intemperismo mecânico em áreas com baixa pluviosidade sendo comuns em clinas secos, porém não necessariamente frios. Em locais frios normalmente se desenvolvem solos denominados podzólicos, que possuem espessura moderada,podem ter boa fertilidade e são zonais porque ocorrem majoritariamente em áreas temperadas do planeta.
d) Correta. Os latossolos estão localizados em locais de clima tropical (ambientes quentes e úmidos), o que gera intenso intemperismo químico (alteração dos minerais da rocha matriz por meio da ação da água em estado líquido), fato este que resulta na formação de um solo mais profundo e estratificado em camadas portadoras de mineroparticulas zonais (liberadas pela rocha abaixo do solo).
e) Incorreta. Os solos calcários apresentam uma característica química especifica (ricos em calcário), mas tal fato não os classifica como solos zonais, pois a composição calcária pode ser encontrada em várias formações geomorfológicas em todo o planeta.