A filosofia, além do privilégio histórico de ter sido a primeira tentativa de compreensão do mito, tem consciência, desde a sua origem, do seu parentesco com ele. A filosofia, se não é filha, é, pelo menos, irmã mais nova do mito e estabeleceu desde o seu berço uma fascinante relação de amizade e confronto com esse irmão mais velho. O alvorecer da filosofia na tradição ocidental mistura as suas luzes e sombras com as do mito que a precedeu na odisseia da humanidade
(Marcelo Perine. “Mito e filosofia”. In: Philosophos, 2002. Adaptado.)
A relação apresentada no texto expressa uma passagem transformadora na filosofia referente à
a) |
organização da pólis. |
b) |
reflexão sobre a ética. |
c) |
expansão do território grego. |
d) |
valorização das figuras divinas. |
e) |
racionalização da natureza. |
O texto comenta sobre um momento chave na origem da Filosofia e da prática de reflexão filosófica: quando surge uma possibilidade de explicação da natureza distinta da explicação mítica. O que torna a discussão mais complexa e interessante é o fato de que, por mais que a filosofia busque se desvencilhar do mito, ela possui uma relação de origem com ele, um parentesco incontornável, já que ambos buscam explicar o mundo e a realidade, utilizando de instrumentos distintos.
a) Incorreta. A relação do indivíduo com a cidade (a pólis) e os desdobramentos disso, que vão constituir o que chamamos de política, são aspectos fundamentais da Filosofia Antiga e estão presentes no pensamento de autores como Platão e Aristóteles, mas não são assuntos relacionados ao ponto focal de nascimento da Filosofia postulado pelo texto.
b) Incorreta. A abordagem filosófica que estuda o comportamento (éthos) dos indivíduos é classificada como ética. Ramo valioso da Filosofia Antiga, e presente ao longo dos séculos em diferentes tipos de estudos e debates filosóficos, também não constitui parte do tema levantado pelo texto-base da questão, que diz respeito à filosofia e ao mito. A ética, bem como outras áreas da Filosofia, passam a ganhar espaço após o ponto de mudança transformador que permite consolidar a disciplina filosófica como área de estudo.
c) Incorreta. Mesmo com a forte identificação do surgimento da Filosofia ocidental com as cidades gregas, o assunto em questão aqui não diz respeito à expansão do território grego, o que seria uma problemática política própria do processo histórico de formação desses povos que compartilhavam traços culturais e linguísticos.
d) Incorreta. O aparecimento da Filosofia representa uma tentativa de explicar o real não recorrendo necessariamente ao sobrenatural ou às figuras divinas, portanto, não pode-se falar em valorização dessas figuras, mas sim em valorização do indivíduo humano e de sua capacidade de buscar explicaçações por meio de padrões e da observação. Nesse choque entre a explicação religiosa e filosófica podemos apontar, por exemplo, a polêmica em torno da condenação de Sócrates. Uma das acusações que pesavam sobre o filosófo, caso tomemos por base a Apologia de Sócrates, texto de Platão, era a de descrença nos deuses que protegeriam Atenas. Essas polêmicas voltariam a aparecer em momentos importantes de avanços na pesquisa científica, como durante o Renascimento e o Iluminismo.
e) Correta. A passagem do mito para a Filosofia representa a busca por uma explicação dos fenômenos naturais por meio de mecanismos racionais. O parentesco entre mito e Filosofia, como o texto nos diz, pode ser identificado pelo fato de as duas tendências construírem uma explicação do real. Mas, enquanto a explicação mítica consiste em narrativas que justificam a formação da natureza e seus fenômenos calcadas em questões sobrenaturais, com a interferência de divindidades e muitas vezes com o ser humano aparecendo como um joguete de um destino totalmente fora de seu controle, a explicação filosófica, que depois iria se consolidar em diferentes práticas científicas, caminha para uma explicação da realidade por meio de sua racionalização, da constante procura pelas raízes e pelos motivos das coisas, mesmo que essa jornada não se conclua com respostas definitivas. O delineamento de um método de questionamento e pesquisa é definidor não apenas para a consolidação da disciplina Filosofia, mas também para a construção de um tipo de investigação racional que marcaria toda a história e estrutura do conhecimento ocidental.