Logo UNESP

Questão 42 Unesp 2022 - 2ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 42

Relação da respiração com a fotossíntese Ponto de compensação fótico

Dois vasos, um deles com uma planta heliófila e outro com uma planta umbrófila, ambas de mesmo porte e com suprimento hídrico adequado, foram expostos durante todo o período da manhã à luz do Sol. Às 12h os vasos foram deslocados para um ambiente coberto, sombreado, com intensidade luminosa reduzida quando comparada àquela do ambiente externo, e com temperatura constante e igual àquela medida às 12h. Os dois vasos permaneceram nesse ambiente até as 18h. As intensidades da fotossíntese e da respiração dessas plantas foram quantificadas às 12h e às 18h. Verificou-se que as plantas não diferiram na quantidade de oxigênio consumido. Os dados obtidos foram registrados no gráfico

No gráfico, nos dois horários de medição, as barras que mostram a intensidade da fotossíntese na planta heliófila, a intensidade da fotossíntese na planta umbrófila e a intensidade da respiração comum às plantas são, respectivamente, as de números



a)

2, 1 e 3.

b)

3, 2 e 1.

c)

1, 3 e 2.

d)

1, 2 e 3.

e)

2, 3 e 1.

Resolução

A situação descreve duas plantas com metabolismos e demandas diferentes em relação à intensidade luminosa. Plantas heliófilas são aquelas que trabalham melhor sob luminosidade intensa, e são popularmente conhecidas como "plantas de sol" já que requerem maior quantidade de luz para ultrapassar o ponto de compensação fótica (PCF). As plantas umbrófilas,  popularmente conhecidas como "plantas de sombra", são aquelas que não necessitam de tanta luz para fazer fotossíntese que atenda às suas necessidades, e apresentam menor PCF. Vale esclarecer que o PCF corresponde à intensidade luminosa na qual a taxa de fotossíntese é igual à taxa de respiração celular. Do ponto de vista energético, a situação ideal é aquela na qual a planta esteja acima do ponto de compensação fótica, o que permite acúmulo de açúcares e crescimento vegetal. 

No experimento proposto, ao meio-dia e sob sol forte, a planta heliófila estaria na sua melhor condição, enquanto que a planta umbrófila estaria numa situação de saturação luminosa. Esta condição não prejudica a planta, mas significa que ela está fazendo fotossíntese no seu limite, que foi atingido provavelmente várias horas antes. Em outras palavras, a planta estaria aproveitando apenas parte da luminosidade, pois suas enzimas e cloroplastos estariam todas já atuando nas reações químicas, já em seu desempenho máximo, e este desempenho teria sido atingido muito mais cedo.

A análise do oxigênio consumido, indicativo da respiração celular (reação dependente de O2) e representada pela barra de número 1, não deve mudar ao longo do tempo, pois o metabolismo vegetal não é sujeito a mudanças de grande intensidade ao longo de um curto período de horas; diferente de animais, que podem estar em repouso em um momento, ou em atividade física vigorosa em outro.

A partir destas análises, pode-se concluir que a planta heliófila, representada pela barra de número 3, seria a mais afetada com a mudança da luminosidade do experimento, pois apresentaria alta intensidade fotossintética ao meio-dia, e apresentaria queda no seu rendimento após várias horas na sombra.

A planta umbrófila, representada pela barra de número 2, não apresentaria alteração neste caso, pois a situação de sombra é a ideal para seu metabolismo, e na situação de intensa luminosidade a planta estaria trabalhando em seu máximo, e boa parte da luz recebida não estaria sendo utilizada pela planta.

a) Incorreta. Nesta alternativa, a planta heliófila não apresentaria alteração entre o momento iluminado e o sombreado, o que não corresponde à realidade.

b) Correta. Esta alternativa é a única que apresenta a correspondência correta, como exposto acima.

c) Incorreta. Nesta alternativa, a planta heliófila não apresentaria alteração entre o momento iluminado e o sombreado, o que não corresponde à realidade.

d) Incorreta. Nesta alternativa, a planta heliófila não apresentaria alteração entre o momento iluminado e o sombreado, o que não corresponde à realidade.

e) Incorreta. Nesta alternativa, a planta heliófila não apresentaria alteração entre o momento iluminado e o sombreado, o que não corresponde à realidade.