No intervalo dos estudos para a prova de biologia, três amigos, Paulo, Ricardo e Thiago, conversavam à mesa de uma lanchonete enquanto esperavam o lanche que haviam pedido. Para passar o tempo, um deles propôs o seguinte desafio: considerando o sistema de classificação taxonômica de 5 reinos, cada um deveria listar os reinos aos quais pertenciam os organismos que deram origem aos ingredientes de seus respectivos lanches. Pagaria a conta aquele cujo lanche contasse com o menor número de reinos representados. Paulo havia pedido omelete com queijo fresco, presunto e cebola; Ricardo pediu pão de fermentação natural recheado com coalhada seca e ervas; Thiago pediu filé de frango com cogumelos frescos grelhados em azeite de oliva.
O resultado do desafio foi:
a) |
Thiago pagou integralmente a conta. |
b) |
Ricardo pagou integralmente a conta. |
c) |
empate e cada um pagou seu lanche. |
d) |
Paulo e Thiago dividiram a conta. |
e) |
Ricardo e Thiago dividiram a conta. |
O sistema de classificação de 5 Reinos é organizado da seguinte maneira:
Reino Monera – formado por seres unicelulares procariontes, como as bactérias e as cianobactérias.
Reino Protista (ou Protoctista) – formado por seres eucariontes unicelulares (protozoários e algumas algas) e pluricelulares (algas macroscópicas).
Reino Fungi – formado por seres eucariontes heterotróficos unicelulares (leveduras) e pluricelulares (cogumelos e bolores).
Reino Plantae (Metafita ou Vegetal) – formado pelas plantas, seres eucariontes, pluricelulares e autotróficos.
Reino Animalia (Metazoa ou Animal) – formado pelos animais, seres eucariontes, pluricelulares e heterotróficos.
Para resolver a questão, era fundamental que o candidato fosse capaz de reconhecer os reinos e seres vivos, além dos processos de produção de alguns alimentos. A seguir, é feita a análise de cada refeição dos amigos.
Paulo havia pedido omelete com queijo fresco, presunto e cebola.
A omelete é composta por ovo, uma estrutura reprodutiva produzida por alguns animais. Neste caso, imagina-se que seja o ovo de uma galinha, uma ave – animal amniótico com o corpo coberto por penas, capacidade de regulação térmica, presença de ossos pneumáticos e sacos aéreos. Dessa forma, a omelete é um alimento que foi originado a partir do ovo produzido por um ser vivo do reino Animalia.
O queijo é um alimento formado a partir da fermentação do leite realizada por algumas bactérias, organismos pertencentes ao reino Monera. A fermentação láctica, processo energético anaeróbico, gera ácido láctico como um dos produtos. Esta molécula é responsável por reduzir o pH do leite, desnaturar as proteínas que compõe esta secreção e garantir a textura e sabor do queijo. Considerando que a base do queijo é o leite, portanto é possível afirmar que esse o alimento usa produtos do reino Animalia. Vale lembrar que o leite é uma secreção produzida pelas glândulas mamárias, estruturas exclusivas dos mamíferos responsáveis pela nutrição do filhote recém-nascido.
O presunto é um alimento embutido produzido a partir de carne de porco, assim, é um alimento originado a partir de um mamífero, ser vivo do reino Animalia.
A cebola é um órgão vegetativo subterrâneo produzido pelas angiospermas da espécie Allium cepa, assim, é um alimento pertencente ao reino Plantae. É importante relembrar que a cebola é um tipo de formação subterrânea formada por folhas e caule modificadas em uma estrutura denominada bulbo.
Ciente dessas informações, é possível afirmar que Paulo se alimentou de alimentos originados a partir de 3 (três) reinos - Animalia, Monera e Plantae.
Ricardo pediu pão de fermentação natural recheado com coalhada seca e ervas.
O pão é um alimento que usa algum tipo de farinha como base, usualmente a farinha de trigo, produto rico no polissacarídeo amido obtido a partir do processamento de sementes de trigo, um vegetal angiosperma do reino Plantae. Para o crescimento da massa do pão foi utilizado um fermento, normalmente representado pelas leveduras (Saccharomyces cerevisiae), fungos unicelulares anaeróbicos facultativos capazes de fermentar em anaerobiose. Devido à fermentação, formam-se bolhas de CO2 responsáveis por expandir a massa e permitir o crescimento do pão. As leveduras são seres vivos do reino Fungi.
A coalhada é um derivado do leite, resultante da fermentação promovida por algumas bactérias. Portanto, assim como o queijo consumido por Paulo, a coalhada consumida por Ricardo utiliza seres vivos dos reinos Animalia e Monera.
Por fim, as ervas presentes na refeição de Ricardo são fragmentos vegetais, muitas vezes obtido a partir das folhas, como é o caso de alecrim, orégano ou manjericão. Estes ingredientes são originados, portanto, do reino Plantae.
Ciente dessas informações, é possível afirmar que Ricardo se alimentou de alimentos originados a partir de 4 (quatro) reinos - Plantae, Fungi, Animalia e Monera.
Thiago pediu filé de frango com cogumelos frescos grelhados em azeite de oliva.
O file de frango é uma porção da musculatura esquelética de aves, portanto, possui origem do reino Animalia. Usualmente obtido a partir do peito, o tecido muscular que origina o filé possui coloração mais clara devido à baixa quantidade de mioglobina, o que implica o metabolismo majoritariamente anaeróbico nas células que compõem este tecido.
Os cogumelos são corpos de frutificação formados por seres vivos basidiomicetos do reino Fungi. Tais estruturas são formadas por um conjunto de hifas e possuem importante papel na dispersão de esporos e reprodução dos cogumelos.
O azeite de oliva é um produto lipídico obtido a partir da prensa de azeitonas, um fruto carnoso originado pelas oliveiras, plantas angiospermas pertencentes ao reino Plantae. O azeite é rico em ácidos graxos insaturados, moléculas de baixo ponto de fusão conhecidas por trazer benefícios aos sistemas cardiovascular e nervoso.
Ciente dessas informações, é possível afirmar que Thiago se alimentou de alimentos originados a partir de 3 (três) reinos - Animalia, Fungi e Plantae.
Por fim, Paulo e Thiago consumiram alimentos originados de 3 (reinos), enquanto Ricardo consumiu alimentos originados a partir de 4 (quatro) reinos. Dessa forma, Ricardo está isento de pagamento enquanto Paulo e Thiago estão empatados e devem dividir a conta.
a) Incorreta. Thiago dividiu com Paulo.
b) Incorreta. Ricardo não pagou a conta.
c) Incorreta. O empate foi apenas entre Paulo e Thiago.
d) Correta.Paulo e Thiago dividiram a conta.
e) Incorreta. Ricardo não pagou a conta.