Considere o seguinte procedimento, realizado para a obtenção de óleo de amendoim em pequena escala.
1. Remover as cascas e as peles dos grãos de amendoim.
2. Transferir os grãos para um almofariz, acrescentar etanol e triturar bem com um pistilo.
3. Coar a mistura do almofariz, recolhendo o líquido coado em um prato.
4. Deixar o prato exposto ao ambiente até que o etanol evapore completamente.
5. Recolher, com uma seringa, o óleo de amendoim que restou no prato.
A trituração dos grãos favorece a dissolução do óleo no etanol, pois ____________ a superfície de contato, tornando o processo de separação de misturas, chamado ___________, mais rápido. A separação da mistura do óleo com o álcool é possível porque o etanol possui maior ____________ do que o óleo.
As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:
a) |
diminui – extração com solvente – pressão de vapor. |
b) |
aumenta – extração com solvente – temperatura de ebulição. |
c) |
aumenta – extração com solvente – pressão de vapor. |
d) |
aumenta – filtração – temperatura de ebulição. |
e) |
diminui – filtração – pressão de vapor. |
A superfície de contato consiste na área superfícial disponível para que ocorra contato com outras moléculas a fim de estabelecer interações químicas. Quanto mais fragmentada for a matéria, ou seja, quanto menor o tamanho de partículas, maior será a área superficial, visto que expomos as moléculas que, anteriormente, estariam confinadas no interior de um aglomerado maior. Sendo assim, a trituração dos graõs favorece a dissolução do óleo no etanol, pois aumenta a superfície de contato.
A adicão de etanol sobre a matéria vegetal (graõs de amendoim) permite, através do contato com as substâncias ali contidas, a solubilização de componentes específicos como, por exemplo, os compostos que compõem o óleo de amendoim. O etanol atua como um solvente, ou seja, solvata ("envolve" através de forças intermoleculares) as substâncias de interesse. Tal processo é denominado "extração com solvente".
A evaporação é um processo no qual as moléculas da superfície de um líquido deixam de interagir com as moléculas que estão no interior do líquido fazendo com que as primeiras passem para o estado gasoso. Quanto maior a facilidade para quebrar essas interações, maior é a volatilidade da substância, isto é, maior é tendência de ela evaporar. Em um sistema fechado, a fase vapor entrará em equilíbrio com a fase líquida, sendo possível medir essa pressão. Quanto maior a volatilidade, mais moléculas passarão para o estado gasoso fazendo com que a pressão de vapor seja maior. Portanto, a separação do óleo com o álcool foi possível porque o etanol é mais volátil (evapora mais facilmente), logo, apresenta maior pressão de vapor.
Portanto, as lacunas são adequadamente preenchidas por aumenta – extração com solvente – pressão de vapor, fazendo com que a alternativa correta seja a C.