Em uma sala de aula com meninos e meninas, ninguém ambidestro, um quarto dos meninos são canhotos e as meninas canhotas são um quarto do total de estudantes canhotos da sala. O número de meninos destros na sala é igual a três décimos do total de estudantes da sala. Sorteando-se ao acaso um estudante dessa sala, a probabilidade de que seja uma aluna canhota é igual a:
a) |
35 |
b) |
130 |
c) |
115 |
d) |
110 |
e) |
215 |
Sejam x e y o número de meninos e o número de meninas nesta sala de aula, respectivamente. Então, pelo enunciado, temos:
Meninos canhotos: 14·x
Além disso, é dito que o número de meninos destros corresponde a três décimos do total de estudantes. Assim, temos:
34·x=310·(x+y)⇔x4=(x+y)10⇔5x=2x+2y⇔y=32·x
Logo, sendo T o total de alunos nesta sala, temos:
x+y=T⇔x+32x=T⇔x=25·T
Portanto, o número de meninos canhotos é igual a:
Meninos canhotos: 14·x=14·25·T=T10
O enunciado também indica que o número de meninas canhotas é igual a um quarto do total de canhotos. Assim, o número de meninos canhotos é igual a três quartos do total de canhotos (o triplo do número de meninas canhotas). Sendo a o número de meninas canhotas, temos:
3a=T10⇔a=T30
Deste modo, considerando que o evento A seja sortear uma menina canhota. Então, a probabilidade do evento A acontecer é:
P(A)=aT⇔P(A)=T30T⇔P(A)=130