Em uma sala de aula com meninos e meninas, ninguém ambidestro, um quarto dos meninos são canhotos e as meninas canhotas são um quarto do total de estudantes canhotos da sala. O número de meninos destros na sala é igual a três décimos do total de estudantes da sala. Sorteando-se ao acaso um estudante dessa sala, a probabilidade de que seja uma aluna canhota é igual a:
a) |
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b) |
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c) |
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d) |
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e) |
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Sejam x e y o número de meninos e o número de meninas nesta sala de aula, respectivamente. Então, pelo enunciado, temos:
Meninos canhotos:
Além disso, é dito que o número de meninos destros corresponde a três décimos do total de estudantes. Assim, temos:
Logo, sendo T o total de alunos nesta sala, temos:
Portanto, o número de meninos canhotos é igual a:
Meninos canhotos:
O enunciado também indica que o número de meninas canhotas é igual a um quarto do total de canhotos. Assim, o número de meninos canhotos é igual a três quartos do total de canhotos (o triplo do número de meninas canhotas). Sendo o número de meninas canhotas, temos:
Deste modo, considerando que o evento A seja sortear uma menina canhota. Então, a probabilidade do evento A acontecer é: