Logo FUVEST

Questão 4 Fuvest 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

antífrase Pressupostos e Subentendidos

Disponível em http://www.malvados.com.br/.

Considerando a ironia da tirinha, é possível inferir que



a)

o serviço de transporte público é gerido pelo Estado. 

b)

a qualidade do transporte é uma forma de punição. 

c)

os responsáveis pelo transporte são punidos no Brasil. 

d)

o brasileiro é um povo que tolera a criminalidade. 

e)

o transporte público é responsável pela mobilidade urbana.

Resolução

a) Incorreta. A inferência de que quem gere o transporte público é o Estado não pode ser feita pelos elementos presentes no texto, pois o adjetivo 'público' é apresentado apenas no item, e não na tira, na qual o termo transporte não aparece caracterizado. Pode-se inferir, entretanto, que a gerência do transporte público é feita pelo Estado, caso se recorra ao fato de haver um senso comum de que os serviços por ele administrados são de péssima qualidade e seriam uma punição. De qualquer modo, essa inferência não resulta da construção irônica, a qual se pauta na negação do senso comum presente nos últimos dois quadros, contrapostos ao dado do primeiro quadro.
b) Correta. A ironia presente na tira consiste na ideia de impunidade. Na composição da frase entre o segundo e o terceiro quadrinhos, é referida a ideia de senso comum a respeito de o país ser famoso por sua impunidade. Nesse contexto, o termo se relaciona à falta de justiça, de punição para determinados crimes, geralmente vinculados a esferas empresariais e políticas. Entretanto, no contexto da tirinha, ao apresentar tal senso comum, a personagem coloca-o antecipado pelo advérbio ‘ainda’ e pela conjunção ‘e’ de valor adversativo. Indica-se, assim, um pressuposto, a partir do qual acreditar que haja impunidade no país se contrapõe à situação exposta no primeiro quadro. Ou seja, é possível inferir que as “péssimas condições de transporte” enfrentadas “todos os dias” são uma punição, resultando, pois, na ironia que provoca o humor.
c) Incorreta. De acordo com a tirinha e a sua ironia, os responsáveis pelo transporte não são punidos, apenas os usuários.
d) Incorreta. A tolerância à criminalidade está presente no senso comum, mas não na construção irônica que se propõe na tirinha inteira.
e) Incorreta. A responsabilidade a respeito da mobilidade urbana não pode ser inferida e não resulta da relação irônica apresentada na tira.