Logo FUVEST

Questão 6 Fuvest 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

Principais indicadores sociais

Os mapas mostram uma parte do município de São Paulo. O mapa I refere-se à população vacinada contra Sars-Cov-2; o mapa II refere-se à taxa de mortalidade por COVID-19; e o mapa III refere-se ao Índice de Desenvolvimento Humano. Tons mais claros indicam valores menores e tons mais escuros, valores maiores.

A partir desses dados, é correto afirmar que 



a)

a efetividade da campanha de vacinação coincide com as áreas de maior IDH. 

b)

a virulência das variantes de Sars-Cov-2 é menor em áreas de menor IDH. 

c)

as vacinas em áreas de menor IDH demandam maior tempo para a resposta imunológica do indivíduo. 

d)

a taxa de mortalidade varia porque a população no centro do município é maior e mais agregada. 

e)

a prevalência das variantes de Sars-Cov-2 é maior em áreas de maior IDH.

Resolução

A vacinação é uma técnica de imunização ativa artificial, que consiste na inoculação, no organismo humano, de antígenos presentes em patógenos atenuados, inativados ou em partes deles, com o objetivo de gerar uma resposta imune. As vacinas disponíveis contra o vírus Sars-CoV-2, agente causador da pandemia de Covid-19, são diferentes e empregam estratégias diversas para a sua produção e para o modo como induzem imunidade, como a vacina de vírus inativado ou “morto” (CoronaVac), a vacina de vetor viral replicante (AstraZeneca) e a vacina de RNA (Pfizer e Moderna). Cada uma dessas vacinas apresenta diferentes eficácias, embora para a maioria delas pelo menos duas doses são recomendadas para uma imunização eficiente.

A resposta imune produzida em um indivíduo vacinado envolve a participação tanto de linfócitos B (resposta imune humoral), responsávei pela produção de anticorpos, quanto de linfócitos T citotóxicos (resposta imune celular). Esses leucócitos são ativados durante a resposta imune, proliferando e atuando contra os antígenos presentes na vacina. Um dos tipos celulares que se diferenciam a partir dos linfócitos são as células de memória, que permanecem no corpo por um determinado tempo, ou indefinidamente. A função da memória imunológica é engendrar uma resposta imune mais rápida, mais eficiente e mais duradoura (resposta imune secundária) em um segundo contato com o mesmo antígeno, impedindo que o indivíduo vacinado fique doente ou que manifeste sintomas graves da doença, reduzindo hospitalizações e óbitos (Figura 1). Assim sendo, a taxa de mortalidade por Covid-19 tende a se reduzir conforme aumenta a proporção da população em uma dada região ou país que se encontra vacinada.

Figura 1: Diferença entre a resposta imune primária, que pode representar a vacinação, e a resposta imune secundária, que pode representar o encontro com o patógeno para o qual as células de memória foram formadas durante a imunização ativa.

 

a) Correta. As regiões do município de São Paulo com maior IDH - indicador socioeconômico composto pelas variáveis de renda per capita, expectativa de vida e escolaridade - são aquelas onde existe uma cobertura vacinal maior, onde o grau de escolaridade é maior e onde as campanhas de vacinação têm maior apelo à população.

b) Incorreta. A virulência das variantes de Sars-CoV-2 não é influenciada pelo IDH, mas varia conforme as mutações aleatórias sofridas pelo material genético viral e conforme as populações virais evoluem em cada local.

c) Incorreta. A eficácia das vacinas ou o tempo necessário para a imunização dos indivíduos não são influenciados pelo IDH, variando conforme o tipo de vacina e o sistema imune de cada pessoa.

d) Incorreta. O tamanho da população e o seu grau de agregação são variáveis inversamente proporcionais à taxa de mortalidade por Covid-19. Dessa forma, áreas com maior concentração populacional tendem a ter maior número de casos e, consequentemente, mortalidade maior.

e) Incorreta. A prevalência de variantes de Sars-CoV-2 é maior em áreas onde a imunização das pessoas é menor, ou seja, em áreas de menor IDH, como se observa em áreas periféricas da Zona Leste da capital paulista.