Logo FUVEST

Questão 7 Fuvest 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 7

Exploração e degradação da vegetação Produção agropecuária brasileira

Um aumento no consumo de água e produtos agrícolas por parte da população brasileira geralmente vem atrelado a um aumento na pressão exercida sobre o meio ambiente. Selecione a alternativa que apresenta duas soluções sustentáveis, de amplo alcance nacional e economicamente viáveis, para diminuir a expansão dos cultivos sobre a vegetação nativa e para garantir recursos hídricos de qualidade para as gerações futuras.



a)

I - Aumento da exportação de produtos agropecuários.

II - Criação em larga escala de represas de pequeno porte.

b)

I - Aumento progressivo da produtividade dos cultivos já existentes.

II - Programa amplo de preservação de matas ciliares.

c)

I - Diminuição do comércio interno de produtos agrícolas.

II - Aumento da utilização dos aquíferos para abastecimento dos cultivos

d)

I - Aumento da exportação de produtos agropecuários.

II - Programa amplo de preservação de matas ciliares.

e)

I - Diminuição do comércio interno de produtos agrícolas.

II - Criação em larga escala de represas de pequeno porte.

Resolução

A expansão das áreas destinadas à agricultura e pecuária tem aumentado de forma consistente no Brasil desde os tempos coloniais. A chamada fronteira agrícola demarca as regiões que estão no limite entre as áreas cultivadas e as áreas de matas nativas. Ao passo que tal fronteira se expande, o consumo de água também tem aumentado de forma ostensiva, tanto no que se refere à sua utilização para consumo humano quanto para a produção agropecuária.

Uma alternativa à intensificação do uso da terra para a produção de alimentos pode ser o aumento de produtividade, tanto na agricultura quanto na pecuária. Plantas mais produtivas podem produzir mais frutos e mais sementes ou podem apresentar um ciclo de vida mais curto. Animais mais produtivos podem produzir mais leite, mais carne, mais lã etc.

Um aumento de produtividade pode ser obtido por meio do melhoramento genético clássico, no qual variedades diferentes são cruzadas e os descendentes são classificados e selecionados, objetivando-se a formação de indivíduos que apresentem fenótipos mais produtivos. Outra forma de aumento de produtividade pode envolver técnicas de engenharia genética, em que o DNA de um indivíduo é editado (inserção ou remoção de bases nitrogenadas) ou genes de outras espécies são inseridos em seu material genético, criando-se assim, organismos geneticamente modificados (OGMs).

A preservação dos mananciais, ou seja, das fontes de água doce para o uso pela população, envolve a preservação das áreas nativas no entorno de lagos e rios, bem como a promulgação de leis e fiscalização relacionadas à proteção desses corpos d’água contra o despejo de poluentes.

As matas nativas que ladeiam os rios e circunscrevem os lagos e lagoas são chamadas de matas ciliares e sua importância está em impedir ou limitar o assoreamento, ou seja, a deposição de detritos oriundos de processos erosivos no leito desses corpos d’água. Portanto, as matas ciliares auxiliam na manutenção do fluxo hídrico dos rios e do volume de água dos lagos e represas, que fornecem água para abastecimento das zonas urbanas e industriais.

Outra vantagem das matas ciliares é a sua função como corredor ecológico, o qual conecta diferentes fragmentos de vegetação nativa, mantendo o fluxo gênico entre populações, aumentando o seu tamanho efetivo e impedindo extinções locais de espécies.

Diante do exposto, é possível afirmar que:

a) Incorreta. O aumento da exportação de produtos agropecuários causaria uma elevação na expansão do uso da terra para a agropecuária. A simples criação de novas represas, além de economicamente inviável, não garante a qualidade da água para consumo humano.

b) Correta. Como mencionado, o aumento da produtividade nas áreas em que já se desenvolvem atividades agropecuárias e a proteção de matas ciliares colaborariam para conservação de áreas de mananciais evitando degradação e garantindo a sustentabilidade de recursos hídricos.

c) Incorreta. O comércio interno de produtos de origem agropecuária não é o fator que pressiona a expansão das fronteiras agrícolas, mas sim o comércio externo. O aumento do uso dos aquíferos não garante a qualidade da água para abastecimento das cidades.

d) Incorreta. O aumento da exportação de produtos agropecuários causaria uma elevação na expansão do uso da terra para a agropecuária.

e) Incorreta. O comércio interno de produtos de origem agropecuária não é o fator que pressiona a expansão das fronteiras agrícolas, e sim o comércio externo. A simples criação de novas represas, além de economicamente inviável, não garante a qualidade da água para consumo humano.