Logo FUVEST

Questão 8 Fuvest 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 8

Desmatamento

Os gráficos mostram três trajetórias distintas com relação ao número de espécies animais e vegetais, após desmatamento de áreas da floresta Amazônica:

Após os desmatamentos, os gráficos I, II e III correspondem, respectivamente, a uma área que foi



a)

usada para pastagem e depois para cultivo de soja; usada para cultivo de soja nos primeiros 20 anos e depois abandonada; abandonada logo após o desmatamento. 

b)

abandonada logo após o desmatamento; usada como pastagem nos primeiros 20 anos e depois abandonada; usada para pastagem e depois para cultivo de soja. 

c)

usada como pastagem nos primeiros 20 anos e depois abandonada; abandonada logo após o desmatamento; usada para pastagem e depois para cultivo de soja. 

d)

usada como pastagem nos primeiros 20 anos e depois abandonada; usada para pastagem e depois para cultivo de soja; abandonada logo após o desmatamento. 

e)

usada para pastagem e depois para cultivo de soja; abandonada logo após o desmatamento; usada para cultivo de soja nos primeiros 20 anos e depois abandonada.

Resolução

Os três gráficos mostram a variação na quantidade de espécies em diferentes áreas, após um evento de desmatamento. No gráfico I a quantidade de espécies caiu drasticamente após a perturbação, permaneceu baixa e estável por cerca de 25 anos e passou a aumentar lentamente após esse período. No gráfico II houve um aumento gradativo e persistente da quantidade de espécies logo após o desmatamento e, por fim, no gráfico III a quantidade de espécies permaneceu baixa e estável por todo o período analisado.

A diferença no comportamento das curvas de biodiversidade, após o desmatamento, pode ser explicada pelas diferentes formas de uso das áreas analisadas. O aumento gradativo da biodiversidade indica a ausência de forças impactantes na biodiversidade e a permanência da biodiversidade em valores baixos indica a existência permanente de um agente impactante na biodiversidade local. A questão considera três usos distintos para as áreas:

1. Uso para pastagem e depois para cultivo de soja.

2. Uso para cultivo de soja nos primeiros 20 anos, seguido do abandono da área.

3. Abandono da área logo após o desmatamento.

O uso para pastagem, seguido para cultivo de soja, produz um impacto constante na biodiversidade, podendo ser relacionado com o gráfico III, no qual a biodiversidade permanece baixa, mesmo após 40 anos.

O uso para cultivo durante 20 anos, seguido de abandono, é consistente com a curva observada no gráfico I, no qual o aumento da biodiversidade só ocorreu após um grande período.

Por fim, o abandono da área, logo após o desmatamento, pode ser relacionado com o gráfico II, no qual a biodiversidade começa a ser restaurada, mesmo que lentamente, devido à ausência do uso da área para outras finalidades.

As associações feitas acima são as mesmas apontadas na alternativa C, que é a alternativa correta da questão.