Logo FUVEST

Questão 60 Fuvest 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 60

Fenômenos extremos Tipos de drenagem

Eventos climáticos extremos marcaram este ano com vários exemplos no mundo, atingindo populações inteiras, tanto em ambientes rurais como urbanos. Dentre esses eventos, pode-se destacar as inundações na Alemanha no mês de julho, com regiões acometidas por fortes chuvas.

Um dos motivos que podem ser relacionados ao evento de inundação da área destacada é:



a)

O fato de o rio meandrante desviar da área urbana instalada nas suas margens, pois o vale estreito é periodicamente inundado, em especial nos eventos climáticos extremos, que submergem os morros na cidade.

b)

A extensão do assentamento urbano que não respeitou os limites do canal fluvial, acabando por aterrá-lo, o que levou à inundação diante de um evento climático extremo, já que os rios não podem ser encobertos.

c)

A área urbana, que se encontra em um fundo de vale plano onde há a presença de um canal de rio meandrante, o qual pode ter suas águas periodicamente extravasadas para a planície de inundação.

d)

O insucesso da prevenção da inundação por meio da retificação do rio, pois se esperava que, mesmo com volumes excessivos de chuvas, as águas do canal fluvial não poderiam ser extravasadas para as margens.

e)

Como a área urbana se encontra em um fundo de vale rugoso, existe maior facilidade para o assentamento, porém com o risco de o rio entrelaçado desviar seu curso único, causando inundações laterais.

Resolução

a) Incorreta. O rio meandrante - ou seja, que possui vários meandros ou curvas - percorre justamente essa área em que há ocupação urbana. A periodiocidade normal das chuvas nessa região da Alemanha não foi responsável pelo evento de inundação, pois tais cheias não eram tão intensas quanto as desse ano.

b) Incorreta. A alternativa menciona que o canal fluvial foi aterrado, mas, ao mesmo tempo, que um rio não pode ser encoberto. No caso do ocorrido em Schuld, o rio não foi encoberto, mas sofreu uma cheia atípica, o que levou a tal cenário.

c) Correta. O evento descrito ocorreu no oeste da Alemanha e foi protagonizado pela cheia do rio Ahr, que formou uma grande corrente que atingiu o vilarejo de Schuld. Situada num vale estreito no estado da Renânia-Palatinado, Schuld foi um dos primeiros locais atingidos e mais da metade das casas da vila foram destruídas, sendo as chuvas intensas - cada vez mais fortes a cada ano, segundo metereologistas locais - fator crucial para o evento. Estima-se que cerca de 160 pessoas morreram em todo o vale do Ahr e os prejuízos foram da ordem de dezenas de milhões de euros para o país.

d) Incorreta. O rio em questão não foi retificado (retilinizado) e tal ação, ao invés de contribuir para diminuir prováveis cheias, intensificaria ainda mais a inundação, pois o canal natural teria menor profundidade e tenderia a escoar de maneira mais concentrada suas águas.

e) Incorreta. O fundo de vale ocupado pela cidade de Schuld não é rugoso, mas sim aplainado. Tal aspecto natural favorece a ocupação ao longo das margens do rio Ahr e, em casos extremos, pode levar à situação demonstrada pelas imagens.