Logo FUVEST

Questão 83 Fuvest 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 83

Revolta dos malês

A revolta dos Malês, ocorrida em Salvador em 1835,



a)

foi uma revolta organizada por escravizados e libertos, contra a escravidão e a imposição da religião católica.

b)

expressava as aspirações de liberdade dos escravos urbanos impedidos de comprar as suas cartas de alforria.

c)

externava a indignação da população urbana branca com as práticas da violência e dos castigos públicos.

d)

reivindicava mais autonomia para as províncias, contrapondo-se à política centralizadora empregada pelos gestores imperiais.

e)

fracassou em decorrência das dificuldades encontradas na arregimentação de escravos dos engenhos do Recôncavo.

Resolução

a) Correta. A Revolta dos Malês (1835) foi um movimento ocorrido durante o Período Regencial (1831-1840) no Brasil. Em meados do século XIX, Salvador era uma cidade onde mais da metade da população era de negros, mulatos e ex-escravos, que tinham vindo de diversos locais da África e possuíam diferentes culturas. Os muçulmanos, na língua iorubá, eram conhecidos como imalês e, devido ao aportuguesamento, passaram a ser conhecidos como malês. Muitos desses escravos conheciam a escrita e sabiam ler. Esses escravos, seguidores da religião islâmica, sentiam-se fortemente reprimidos em suas manifestações religiosas, devido a episódios como a destruição de uma mesquita e a interrupção de uma festa islâmica. Diante desse contexto, em 1835, em Salvador, um grupo de mais de 600 negros, liderados por Manuel Calafate, conspiravam para soltar companheiros presos, matar brancos e pôr fim à escravidão africana. A revolta foi planejada com antecedência e descrita em árabe, estando marcada para a data de 25 de janeiro de 1835. No entanto, os negros foram delatados antes e severamente reprimidos pela Guarda Nacional, sendo que cerca de 200 sobreviventes foram presos e condenados a penas que variavam de açoitamento à morte, enquanto outros 400 foram deportados para a África. 

b) Incorreta. A Revolta dos Malês não possuía relação com impedimento de compra de cartas de alforria. 

c) Incorreta. A Revolta dos Malês foi uma revolta escrava, ou seja, não expressava indignação da população branca, mas sim da população negra. 

d) Incorreta. As motivações da Revolta dos Malês eram religiosas e anti-escravistas, não tendo esse movimento qualquer relação com a questão política da autonomia provincial. 

e) Incorreta. A Revolta dos Malês não teve dificuldade em arregimentar escravos dos engenhos do Recôncavo baiano, pelo contrário, tinha uma significatia adesão desses. O principal problema enfrentado pelos revoltosos foi o fato de o movimento ter sido denunciado, de modo que as forças policiais, pouco tempo depois da realização da denúncia, encontraram e invadiram a casa onde os participantes conspiravam .