Logo FUVEST

Questão 84 Fuvest 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 84

Guerra do Peloponeso

A respeito da Guerra do Peloponeso no séc. V a.C., é correto afirmar:



a)

O conflito resultou das disputas comerciais e militares entre a Liga de Delos, liderada pela cidade-estado de Atenas, e os interesses assírios.

b)

A guerra afetou a autonomia política e administrativa das cidades-estados, dando lugar à organização imperial.

c)

A hegemonia ateniense foi dissolvida com o triunfo da Liga do Peloponeso e as colônias na Ásia Menor foram devolvidas aos persas.

d)

A guerra marcou a decadência do militarismo espartano frente aos exércitos atenienses, que defendiam a democracia.

e)

O desabastecimento de escravos e a desorganização da produção agrícola contribuíram para a perda da hegemonia grega no Mediterrâneo.

Resolução

Durante o século V a.C, Atenas vivenciou seu auge cultural e político, tendo uma supremacia incontestável, com uma política externa expansionista e forte interferência nas outras cidades. A consolidação de sua força ocorreu nas Guerras Médicas (500-479 a.C) contra os persas, conflito motivado pelo avanço expansionista dos dois povos. Temendo uma nova ameaça persa, as cidades gregas formaram a Confederação de Delos, grupo liderado por Atenas que reunia tributos pagos pelas outras cidades e armazenados na ilha de Delos. Com a vitória definitiva contra os persas, muitos participantes da Confederação desejavam se desligar dela, já que não havia mais motivos para sua existência. O dinheiro da Liga de Delos, originalmente guardado para combater a possível ameaça persa, passou a ser utilizado por Atenas em sua fortificação e em diversas melhorias, tornando assim iminente o conflito com Esparta. Assim, em 431 a.C, eclodiu o conflito que só terminou em 404 a.C, conhecido como Guerra do Peloponeso. Tal conflito opôs a Confederação de Delos, liderada por Atenas, à recém formada Liga do Peloponeso, liderada por Esparta e com apoio de Corinto, disputando a hegemonia do mundo grego. Esparta, contando com o apoio do rei da Pérsia, derrotou Atenas no mar e por terra, impondo-lhe a rendição. Assim, iniciou-se o período de hegemonia espartana, que exigiu a derrubada das muralhas que protegiam a cidade de Atenas e dissolveu a Liga de Delos. A partir de então, os conflitos entre as cidades gregas pela hegemonia sucederam-se, aumentando a vulnerabilidade do mundo grego e facilitando a ação de conquista por Filipe II da Macedônia. 

a) Incorreta. A Guerra do Peloponeso foi um conflito que opôs as próprias cidades gregas, não apresentando qualquer relação com os assírios. 

b) Incorreta. A Guerra causou grandes impactos nas cidades gregas, no entanto, não alterou sua forma característica de organização política, marcada pela autonomia. Os gregos nunca chegaram a constituir uma organização imperial, sempre conservaram a independência típica da organização em cidades-estado. 

c) Correta. A Guerra do Peloponeso marca justamente o fim do período de hegemonia ateniense, iniciado no século V a.C, conhecido com "século de ouro" devido à prosperidade da cidade de Atenas nessa época. A derrota ateniense na Guerra do Peloponeso impactou também suas conquistas nas Guerras Médicas, de modo que algumas colônias na Ásia Menor foram devolvidas aos persas mediante troca por ouro. 

d) Incorreta. A Guerra marcou a vitória da Liga do Peloponeso e o início de um breve período de hegemonia espartana. 

e) Incorreta. A Guerra do Peloponeso não teve impacto especificamente no abastecimento de escravos e tampouco na desorganização agrícola. O que causou o enfraquecimento da hegemonia grega foram os conflitos internos que aumentaram a vulnerabiliade e a suscetibilidade às invasões estrangeiras.