Logo FUVEST

Questão 85 Fuvest 2022 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 85

Renascimento cultural

Leonardo da Vinci: Leben und Werk. Stuttgart, Zürich: Belser Verlag, 1989, p. 171.

O “Homem Vitruviano” foi desenhado por Leonardo da Vinci (1452-1519) com base em um tratado sobre Arquitetura escrito e ilustrado por Marcus Vitruvius no século I a.C., na Roma Antiga. A obra ganhou versões impressas e traduções nos séculos XV e XVI. O desenho de Da Vinci expressa propostas do movimento Renascentista ao 



a)

buscar perpetuar obras da Antiguidade Clássica por meio da cópia e da salvaguarda.

b)

censurar os estudos da anatomia humana herdados da Antiguidade Clássica.

c)

retomar a percepção da simetria e das proporções humanas como ideal do Belo.

d)

apoiar-se no legado da Antiguidade greco-romana para reafirmar o teocentrismo.

e)

separar a arte do pensamento humanista e do conhecimento matemático.

Resolução

a) Incorreta. O desenho de Da Vinci não propõe a "cópia e a salvaguarda" de obras da Antiguidade em si, mas sim ressaltar a perfeição da simetria e das proporções do corpo humano.

b) Incorreta. As obras renascentistas são resultado de amplos estudos sobre a anatomia humana, sendo inválido sugerir que a obra de Da Vinci "censurava os estudos" no referido campo. Para além dos avanços médicos e científicos, a investigação anatômica propiciou aos artistas do Renascimento o aprimoramento da técnica de reprodução do corpo humano nos desenhos, pinturas e esculturas da época.

c) Correta. Conforme o enunciado apresenta, "O Homem Vitruviano" é um desenho de Leonardo da Vinci feito após a leitura das obras do arquiteto romano Vitrúvio. O sentido principal da obra é apresentar a excelência da proporção do corpo humano na visão de Da Vinci, situando-o dentro de duas formas geométricas perfeitas: um círculo e um quadrado. A reflexão sobre a relação entre o corpo humano e as figuras geométricas fora feita pelo próprio Vitrúvio, embora Da Vinci tenha alterado detalhes sobre a proporção a partir de estudos anatômicos feitos pelo próprio artista em Milão, imprimindo assim o próprio referencial de Belo na obra.

d) Incorreta. É correto afirmar que o desenho de Da Vinci expressa propostas do movimento renascentista no que se refere à retomada do legado da Antiguidade greco-romana, sendo esse uma das principais características desse movimento. No entanto, a alternativa está incorreta pois o Renascimento foi antropocêntrico, ou seja, a concepção do "homem como centro", glorificando seus feitos e sua capacidade inventiva. O teocentrismo, doutrina que considera Deus o centro do Universo, foi predominante durante a Idade Média (século V-XV), época a qual os renascentistas buscavam se contrapor.

e) Incorreta. No contexto do Renascimento Cultural, novas interpretações feitas por estudiosos conhecidos como humanistas colocaram em circulação novas ideias. Esses estudioso tinham como proposta o retorno aos textos clássicos, para supostamnte restituir sua "pureza original", além de estudarem línguas, instituições políticas e saberes científicos dos homens do passado. Esse espírito investigativo, proposto pelos humanistas, fez surgir importantes expressões não só na filosofia mas em várias áreas do conhecimento, incluindo a arquitetura e a matemática. Assim, a alternativa está incorreta pois o Renascimento foi um movimento de renovação em diversas áreas do conhecimento, e não na separação e fragmentação das áreas.