Logo ENEM

Questão 102 Enem 2021 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 102

Condução Térmica na Calorimetria

    Na montagem de uma cozinha para um restaurante, a escolha do material correto para as panelas é importante, pois a panela que conduz mais calor é capaz de cozinhar os alimentos mais rapidamente e, com isso, há economia de gás. A taxa de condução do calor depende da condutividade k do material, de sua área A, da diferença de temperatura ΔT e da espessura d do material, sendo dada pela relação ΔQΔt=k A ΔTd. Em panelas com dois materiais, a taxa de condução é dada por ΔQΔt= A ΔTd1k1+d2k2 em que d1, e d2 são as espessuras dos dois materiais, e k1 e k2 são as condutividades de cada material. Os materiais mais comuns no mercado para panelas são o alumínio k=20Wm·K, o ferro k=8Wm·K  e o aço k=5Wm·K combinado com o cobre k=40Wm·K(k = 40 W/m K).

Compara-se uma panela de ferro, uma de alumínio e uma composta de 12 da espessura em cobre e 12 da espessura em aço, todas com a mesma espessura total e com a mesma área de fundo.

A ordem crescente da mais econômica para a menos econômica é



a)

cobre-aço, alumínio e ferro. 

b)

alumínio, cobre-aço e ferro.

c)

cobre-aço, ferro e alumínio.

d)

alumínio, ferro e cobre-aço.

e)

ferro, alumínio e cobre-aço.  

Resolução

Análise preliminar da questão

Esta questão sugere uma interpretação bastante simplificada para a relação entre a condutibilidade térmica e a eficiência energética de uma panela. Os três fatores que mais contribuem para a eficiência de uma panela, ou seja, para que a panela aqueça mais rapidamente o que está em seu interior e mantenha a temperatura de cocção com a menor potência, são: a condutibilidade térmica k,o calor específico c, e a densidade ρ do material. De nada adianta uma panela que conduza bem o calor (elevada condutibilidade) mas que utilize boa parte do calor para atingir o equilíbrio térmico (elevado calor específico e/ou elevada densidade).

Uma boa panela deve ser feita de materiais que possuem a razão kcρ com elevado valor, ou seja, de materiais que possuem alta condutibilidade térmica, baixo calor específico e baixa densidade. Esta razão é denominada difusividade térmica: α=kcρ.¹ Se a questão fosse tecnicamente precisa, a difusividade deveria ser considerada, porém é possível entender, baseando-se na falta de outras informações relevantes no enunciado, que a análise almejada se limita à da condutibilidade térmica. A resolução aqui mostrada se baseará na análise simplificada proposta no enunciado, levando em conta apenas o efeito da condução térmica: a de maior condução é mais econômica.

¹ESTUDO COMPARATIVO DA TAXA DE AQUECIMENTO DE QUATRO DIFERENTES TIPOS DE PANELAS (http://www.ufrgs.br/medterm/trabalhos/trabalhos-2008/Comparaodataxadeaquecimentodepanelas.pdf - Acessado em 28/11/2021 às 20h00)

Resolução

Para comparar as três panelas sugeridas, calcularemos a potência térmica de cada uma devida à condução, considerando as mesmas áreas A e o mesmo gradiente térmico ΔT, e a mesma espessura d para a troca de calor.

1. Alumínio:

PAl=ΔQΔt=AΔTd/kAl=AΔtd/20=20·AΔTd.

2. Ferro:

PFe=ΔQΔt=AΔTd/kFe=AΔTd/8=8·AΔTd.

3. Cobre-aço: como há metade da espessura, d/2, com cada material,

PAC=ΔQΔt=AΔTd2kAço+d2kCu=AΔTd2·5+d2·40

PAC=AΔTd10+d80=AΔT9d80=809AΔTd8,9·AΔTd.

Comparando os valores, vemos que PAl>PAC>PFe. Com isso, a panela de Alumínio é a mais econômica, seguida da panela de ferro e, por último, da panela de cobre-aço. A alternativa correta é a b.