A figura foi extraída de um antigo jogo para computadores, chamado Bang! Bang!
No jogo, dois competidores controlam os canhões A e B, disparando balas alternadamente com o objetivo de atingir o canhão do adversário; para isso, atribuem valores estimados para o módulo da velocidade inicial de disparo e para o ângulo de disparo .
Em determinado momento de uma partida, o competidor B deve disparar; ele sabe que a bala disparada anteriormente, , passou tangenciando o ponto P.
No jogo, é igual a . Considere , e desprezível ação de forças dissipativas.
Disponlvel em: http://mebdownloads.butzke.net.br. Acesso em: 18 abr. 2015 (adaptado).
Com base nas distâncias dadas e mantendo o último ângulo de disparo, qual deveria ser, aproximadamente, o menor valor de que permitiria ao disparo efetuado pelo canhão B atingir o canhão A?
a) |
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b) |
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c) |
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d) |
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e) |
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O segundo lançamento, feito sob ângulo inicial a partir do ponto B, é tal que após percorrer na horizontal, o projétil estará a uma altura no ponto A. Consideraremos o referencial abaixo.
As funções horárias do deslocamento horizontal e da altura são dadas por
Usando os valores dados no enunciado no instante em que o projétil atinge o ponto A, temos, considerando o ponto inicial de lançamento , em unidades do Sistema Internacional:
Substituindo em :
Com isso, a alternativa correta é a c.
Observação: a informação sobre tangência no ponto P serve somente para a suposição de que a velocidade de lançamento anterior, que é a velocidade mínima de lançamento para que a bala ultrapasse o ponto P, seria de conhecimento do jogador e menor do que 40 m/s.