O plantio por estaquia é um método de propagação de plantas no qual partes de um espécime são colocadas no solo para produzir novas gerações. Na floricultura, é comum utilizar o caule das roseiras para estaquia, pois a propagação da planta é positiva em razão da aplicação de auxinas na porção inferior do caule.
A utilização de auxinas no método de estaquia das roseiras contribui para
a) |
floração da planta. |
b) |
produção de gemas laterais. |
c) |
formação de folhas maiores. |
d) |
formação de raízes adventicias. |
e) |
produção de compostos energéticos. |
A propagação vegetativa é o processo de reprodução assexuada de vegetais, sendo a estaquia um dos métodos utilizados para essa finalidade. Nesse processo, pequenos pedaços (estacas) de caule, folhas ou raízes são plantados para a formação de novas plantas, que serão clones, ou seja, geneticamente idênticas à planta utilizada na produção das estacas.
Imagem: Lopes, Sonia; Rosso, Sergio. Bio: Conect live. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
Para que haja o desenvolvimento do novo vegetal é necessário que ocorra a formação de raízes, que serão responsáveis pela fixação e nutrição inorgânica da planta. Assim, para essa finalidade podem ser utilizados hormônios vegetais como a auxina, que quando aplicados na porção inferior do caule são capazes de induzir a formação de raízes adventícias conforme mostra imagem abaixo.
Imagem: Lopes, Sonia; Rosso, Sergio. Bio: Conect live. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
As auxinas são hormônios vegetais, na planta adulta são produzidos nas gemas apicais (principalmente caulinares) e se deslocam para os locais de ação por meio de células parenquimáticas. Esses hormônios são fundamentais para o crescimento da planta por distensão celular, já que as auxinas induzem a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular vegetal. Além da atuação no crescimento e enraizamento de estacas, a auxina apresenta outros efeitos como a dominância apical, indução da formação de frutos partenocárpicos (sem sementes) e atuação como herbicida (2,4-diclorofenoxiacético).
a) Incorreta. O principal hormônio responsável pela indução da floração das plantas é a giberelina. Além disso, a floração não se relaciona com a propagação vegetativa da planta e não seria induzida na porção inferior do caule, local onde a auxina foi aplicada.
b) Incorreta. A auxina produzida principalmente na gema apical do caule possui ação inibitória sobre as gemas laterais, o que leva à dominância apical. Assim, a utilização da auxina não contribuiria para o desenvolvimento das gemas laterais.
c) Incorreta. Apesar da auxina ser importante para o crescimento do vegetal, o local da aplicação (parte inferior do caule) não justificaria a indução da formação de folhas maiores.
d) Correta. A aplicação de auxinas sobre a superfície do caule promove a formação de raízes adventícias, sendo uma técnica muito utilizada na propagação vegetativa de plantas. A aplicação da auxina nas estacas antes de colocá-las no solo aumentam o enraizamento.
e) Incorreta. A produção de compostos energéticos ocorre por meio do processo de fotossíntese nas células do parênquima clorofiliano das folhas. Não há relação entre a auxina e o aumento da fotossíntese, que levaria à produção de carboidratos como a glicose.