Logo ENEM

Questão 122 Enem 2021 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 122

Acidez dos fenóis

As águas subterrâneas têm sido contaminadas pelo uso de pesticidas na agricultura. Entre as várias substâncias usualmente encontradas, algumas são apresentadas na figura. A distinção dessas substâncias pode ser feita por meio de uma análise química qualitativa, ou seja,  determinando sua presença mediante a adiação de um reagente específico. O hidróxido de sódio é capaz de identificar a presença de um desses pesticidas pela reação ácido-base de Brönsted-Lowry.

O teste positivo será observado com o pesticida



a)

I

b)

II

c)

III

d)

IV

e)

V

Resolução

O hidróxido de sódio (NaOH) libera o íon OH- em água, que é uma base de Brönsted-Lowry por ser aceptor de próton (H+). Assim, para que ocorra reação ácido-base de Brönsted-Lowry com este composto, é necessário que haja grupos funcionais de caráter ácido nas estruturas submetidas à identificação. Dentre os compostos fornecidos, apenas III apresenta um grupo funcional de caráter ácido: a hidroxila ligada diretamente do anel aromático, que caracteriza a função fenol, conforme circulado abaixo: 

Esses grupos apresentam caráter ácido pois, ao serem desprotonados, formam bases conjugadas estáveis já que a carga negativa se dispersa pela estrutura por ressonância, o que estabiliza o ânion formado, conforme exemplificado abaixo: 

Assim, o composto III sofre reação ácido-base com hidróxido de sódio, formando um fenolato de sódio policlorado, conforme ilustrado abaixo, podendo ser assim identificado pelo método descrito.