Uma rede de hamburgueria tem três franquias em cidades distintas. Visando incluir um novo tipo de lanche no cardápio, o gerente de marketing da rede sugeriu que fossem colocados à venda cinco novos tipos de lanche, em edições especiais. Os lanches foram oferecidos pelo mesmo periodo de tempo em todos os franqueados. O tipo que apresentasse a maior média por franquia seria incluído definitivamente no cardápio. Terminado o período de experiência, a gerência recebeu um relatório descrevendo as quantidades vendidas, em unidade, de cada um dos cinco tipos de lanche nas três franquias.
Lanche I |
Lanche II |
Lanche III |
Lanche IV |
Lanche V |
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Franquia I | 415 | 395 | 425 | 430 | 435 |
Franquia II | 415 | 445 | 370 | 370 | 425 |
Franquia III | 415 | 390 | 425 | 433 | 420 |
Com base nessas informações, a gerência decidiu incluir no cardápio o lanche de tipo
a) |
I. |
b) |
II. |
c) |
III. |
d) |
IV. |
e) |
V. |
O exercício nos forneceu a seguinte tabela:
Lanche I |
Lanche II |
Lanche III |
Lanche IV |
Lanche V |
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Franquia I | 415 | 395 | 425 | 430 | 435 |
Franquia II | 415 | 445 | 370 | 370 | 425 |
Franquia III | 415 | 390 | 425 | 433 | 420 |
Admitindo que a média seja a média aritmética, determina-se a média de cada lanche:
Portanto, a gerência decidiu incluir no cardápio o lanche de tipo V.