Uma grande rede de supermercados adota um sistema de avaliação dos faturamentos de suas filiais, considerando a média de faturamento mensal em milhão. A matriz da rede paga uma comissão para os representantes dos supermercados que atingirem uma média de faturamento mensal (M), conforme apresentado no quadro.
Comissão | Média de faturamento mensal (M) |
---|---|
I | |
II | |
III | |
IV | |
V |
Um supermercado da rede obteve os faturamentos num dado ano, conforme apresentado no quadro.
Faturamento mensal (em milhão de real) |
Quantidade de meses |
---|---|
3,5 | 3 |
2,5 | 2 |
5 | 2 |
3 | 4 |
7,5 | 1 |
Nas condições apresentadas, os representantes desse supermercado avaliam que receberão, no ano seguinte, a comissão de tipo
a) |
I. |
b) |
II. |
c) |
III. |
d) |
IV. |
e) |
V. |
Efetuando-se o cálculo da média aritmética ponderada de faturamento mensal em milhão de real, temos:
Tal valor pertence ao intervalo representado na comissão de tipo II: