O organizador de uma competição de lançamento de dardos pretende tornar o campeonato mais competitivo. Pelas regras atuais da competição, numa rodada, o jogador lança 3 dardos e pontua caso acerte pelo menos um deles no alvo. O organizador considera que, em média, os jogadores têm, em cada lançamento, de probabilidade de acertar um dardo no alvo.
A fim de tornar o jogo mais atrativo, planeja modificar as regras de modo que a probabilidade de um jogador pontuar em uma rodada seja igual ou superior a . Para isso. decide aumentar a quantidade de dardos a serem lançados em cada rodada.
Com base nos valores considerados pelo organizador da competição, a quantidade mínima de dardos que devem ser disponibilizados em uma rodada para tornar o jogo mais atrativo é
a) |
2. |
b) |
4. |
c) |
6. |
d) |
9. |
e) |
10. |
Dado que a probabilidade de um jogador pontuar é a probabilidade de acertar pelo menos um dardo do alvo, podemos calcular mais facilmente a probabilidade complementar, que representa a probabilidade de que o jogador não pontue.
Para um jogador não pontuar, todos lançamentos devem errar o alvo.
Como um lançamento acerta o alvo com de probabilidade, a probabilidade de erro é de .
Para lançamentos, a probabilidade de um jogador não pontuar, isto é, errar todos os lançamentos, é de:
Deseja-se que . Isto é:
Resolvendo para o número de lançamentos (que deve ser um número natural):
como, , então, o menor número natural que satisfaz a desigualdade é .