RODRIGUES, S. Acervo pessoal.
A revolução estética brasiliense empurrou os designers de móveis dos anos 1950 e Início dos1960 para o novo. Induzidos a abandonar o gosto rebuscado pelo colonial, a trocar Ouro Preto por Brasília, eles criaram um mobiliário contemporâneo que ainda hoje vemos nas lojas e nas salas de espera de consultórios e escritónos. Colada no uso de madeiras nobres, como o jacarandá e a peroba, e em materiais de revestimento como o couro e a palhinha, desenvolveu-se uma tendência feita de linhas retas e curvas suaves, nos moldes da capital no Cerrado.
CHAVES, D. Disponlvel em: www.veja.abril.com.br. Acesso em: 29 jul. 2010.
Na reportagem sobre os 50 anos de Brasília, de Débora Chaves, com a reprodução fotográfica de cadeiras e poltronas de Sérgio Rodrigues, verifica-se que os elementos da estética brasiliense
a) |
aparecem definidos nas linhas retas dos objetos. |
b) |
expressam o desenho rebuscado por meio das linhas. |
c) |
mostram a expressão assimétrica das linhas curvas suaves. |
d) |
apontam a unidade de matéria-prima utilizada em sua fabricação. |
e) |
surgem na simplificação das informações visuais de cada composição. |
a) Incorreto. Como mencionado no texto, “tendência feita de linhas retas e curvas suaves”, o trabalho de Sérgio Rodrigues não possui apenas linhas retas, mas também curvas.
b) Incorreto. O estilo rebuscado é uma característica do Barroco, que, como sugere o texto, “trocar Ouro Preto por Brasília”, significa trocar o estilo Barroco (de Ouro Preto) pelo estilo de Brasília (Moderno)
c) Incorreto. Dividindo as cadeiras ao meio, por exemplo, torna-se perceptível que são simétricas, contrariando a afirmativa.
d) Incorreto. Não há uma unidade na matéria prima das cadeiras, pois são compostas de couro, palhinha e madeiras nobres, portanto são cadeiras com materiais plurais.
e) Correto. Como mencionado na alternativa "B", Rodrigues apresentou uma superação do estilo Barroco e criou um estilo moderno, que tem como finalidade estética a simplificação das formas, contrariando o movimento passado, mais rebuscado.