Thumbs Up
Ponto positivo para o Facebook, que vai dar uma ajeitada na casa para, quem sabe, não ser mais conhecido como o espaço da treta . Durante a F8, sua conferência anual, a empresa anunciou a maior mudança de design do serviço em 5 anos. Agora, o polêmico feed de notícias deixa de ser o protagonista, e o queridinho da rede social se torna o segmento de Grupos (é o Orkut fazendo escola?). Segundo Mark Zuckerberg, mais de 1 bilhão de usuários mensais entram nessa aba do aplicativo, e 400 mil deles já estão integrados em grupos de "assuntos significativos". O objetivo agora é aumentar o tráfego, oferecendo mais sugestões e ferramentas especiais para quem gerencia essas comunidades. Além disso, o Marketplace, que já tem mais de 800 milhões de usuários, vai ganhar mais atenção e integração. Com isso, parece que há um novo padrão se montando na rede social : sai o feed, entra a segmentação, que pode ser uma boa porta para monetização nos próximos anos. No mesmo evento, Zuckerberg também disse que o futuro do Facebook é a privacidade, mas não deu muitos detalhes de como vai proteger seus clientes daqui para frente . Evitar que vazamentos de dados dos usuários aconteçam é um bom começo.
#FicaaDica
Disponível em: https://thebrief.us16.1ist-manage.com. Acesso em: 3 maio 2019 (adaplado).
O texto relata que uma rede social virtual realizará sua maior mudança de design dos últimos anos. Esse fato revela que as tecnologias de informação e comunicação
a) |
buscam oferecer mais privacidade. |
b) |
assimilam os comportamentos dos usuários. |
c) |
promovem maior interação em ambientes virtuais. |
d) |
oferecem mais facilidades para obter cada vez mais lucro. |
e) |
evoluem para ficar mais parecidas umas com as outras. |
a) Incorreta. A preocupação com a privacidade é anunciada ao final do texto como uma promessa futura, no entanto ela não aparece como justificativa da mudança de design da rede social.
b) Correta. O texto destaca o fato de que um número muito grande de usuários (mais de 1 bilhão) acessa a aba referente aos grupos, que agora passa a ter mais destaque na apresentação do Facebook. Além disso, de acordo com o texto, 800 mil usuários fazem um uso de uma outra ferramenta, que também passa por uma reformulação para ganhar mais destaque. Nesse sentido, é correto afirmar que as tecnologias de informação e comunicação assimilam os comportamentos dos usuários, dado que as alterações se baseiam na observação das ações dos usuários.
c) Incorreta. Apesar de o conceito de interação aparecer ao longo do texto, ele não é colocado como o objetivo principal das alterações anunciadas pela plataforma.
d) Incorreta. Ainda que se fale da monetização da rede, que é consequência da segmentação, a obtenção de lucros não aparece como justificativa para a mudança de design da rede social.
e) Incorreta. As alterações anunciadas pelo Facebook são apresentadas como uma tentativa de acompanhar o comportamento do usuário e, em nenhum momento do texto, o autor cita o fato de que as mudanças ocorrem para que uma rede social acompanhe outra.