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Questão 15 Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 15

textos híbridos linguagem verbal e não verbal

D'SALETE , M. Cumbe. Sao Paulo Veneta. 2019. p 10- 11 (adaptado).

A sequência dos quadrinhos conjuga lirismo e violência ao



a)

sugerir a impossibilidade de manutenção dos afetos.

b)

revelar os corpos marcados pela brutalidade colonial.

c)

representar o abatimento diante da desumanidade vivida.

d)

acentuar a resistência identitária dos povos escravizados.

e)

expor os sujeitos alijados de sua ancestralidade pelo exílio.

Resolução

Para responder adequadamente ao que se pede, é importante interpretar corretamente os quadrinhos que acompanham a questão. Neles, são retratados personagens escravizados que elucubram a respeito de uma possível forma de sair daquele ambiente e deixar para trás as dores e sofrimentos ali vividos. Há ainda referências a divindades (Calunga, que também pode ser lido como referência a Kalunga, o maior quilombo brasileiro, de importância histórica imensurável) e a elementos culturais como a bebida nsanga, que daria a coragem necessária para que fugissem.

a) Incorreta. Os quadrinhos apontam justamente para a manutenção de um afeto entre as personagens, que, apesar das condições extremamente adversas – e talvez impulsionados por elas –, procuram se manter unidos e fazendo planos.

b) Incorreta. Os indícios de violência (simbolizada pelas marcas nas costas do personagem) presentes no último quadrinho de fato ajudam a compor a história, evidenciando o contexto de exploração ao qual as personagens estavam submetidas e do qual se imaginam escapando. No entanto, o cenário violento e o tom lírico permeiam toda a história, portanto, não é correto afirmar que lirismo e violência se resumam à revelação dos corpos marcados pela brutalidade.

c) Incorreta. Não há, nos quadrinhos, a imagem de abatimento, ao contrário, é evidenciada a intenção de superar o contexto árido em que as personagens se encontram.

d) Correta. Desde o primeiro quadrinho, encontramos referências à cultura africana, o que nos remete a uma construção identitária dos personagens. Eles, que estão submetidos a um contexto de violência e exploração, apoiam-se naquilo que os deixa mais próximos da liberdade: a fala do sacerdote Tata; a divindade Calunga, que os ajudaria; a bebida nsanga, que lhes daria coragem. A opção por recorrer a esses elementos ancestrais é caracterizada como forma de resistência, uma vez que a sabedoria vinda da formação identitária dos personagens seria responsável por livrá-los daquela situação desumana. O lirismo, então, se verifica justamente nessa confluência, em que a resistência à violência se dá apoiada na formação cultural dos personagens.

e) Incorreta. Não é possível afirmar que os personagens retratados estejam alijados (ou seja, separados, apartados) de sua ancestralidade, ao contrário, a construção identitária das personagens remete à sua ancestralidade. Além disso, a exposição das personagens ao longo da sequência dos quadrinhos não pode ser associada à violência.