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Questão 22 Enem 2021 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 22

Machado de Assis

TEXTO I

    Correu à sala dos retratos, abriu o piano, sentou-se e espalmou as mãos no teclado. Começou a tocar alguma coisa própria, uma inspiração real e pronta, uma polca, uma polca buliçosa, como dizem os anúncios. Nenhuma repulsa da parte do compositor; os dedos iam arrancando as notas, ligando-as, meneando-as; dir-se-ia que a musa compunha e bailava a um tempo. [ ... ] Compunha só, teclando ou escrevendo, sem os vãos esforços da véspera, sem exasperação, sem nada pedir ao céu, sem interrogar os olhos de Mozart. Nenhum tédio. Vida, graça, novidade, escorriam-lhe da alma como de uma fonte perene.

ASSIS, M . Um homem célebre. Disponlvel em: www.biblio.com.br.
Acesso em: 2 jun. 2019.

TEXTO II

    Um homem célebre expõe o suplício do músico popular que busca atingir a sublimidade da obra-prima clássica, e com ela a galeria dos imortais, mas que é traído por uma disposição interior incontrolável que o empurra implacavelmente na direção oposta. Pestana, célebre nos saraus, salões, bailes e ruas do Rio de Janeiro por suas composições irresistivelmente dançantes, esconde-se dos rumores à sua volta num quarto povoado de ícones da grande música europeia, mergulha nas sonatas do classicismo vienense, prepara-se para o supremo salto criativo e, quando dá por si , é o autor de mais uma inelutável e saltitante polca.

WISNIK, J. M. Machado maxixe: o caso Pestana. Teresa: revista de literatura brasileira, 2004 (adaptado).

O conto de Machado de Assis faz uma referência velada ao maxixe, gênero musical inicialmente associado à escravidão e à mestiçagem. No Texto II, o conflito do personagem em compor obras do gênero é representativo da



a)

pouca complexidade musical das composições ajustadas ao gosto do grande público.

b)

prevalência de referências musicais africanas no imaginário da população brasileira.

c)

incipiente atribuição de prestígio social a músicas instrumentais feitas para a dança.

d)

tensa relação entre o erudito e o popular na constituição da música brasileira.

e)

importância atribuída à música clássica na sociedade brasileira do século XIX.

Resolução

a) Incorreta. Embora Pestana demonstre uma natural facilidade para compor polcas, que, à época, eram muito populares no Brasil, o texto não afirma que haja pouca complexidade musical nesse tipo de composição. Também não é esse o motivo que justifica o conflito do personagem em compor esse tipo de obra.

b) Incorreta. A polca originou-se na Boêmia, região localizada na Europa Central. Embora o enunciado faça referência ao maxixe, gênero musical surgido no Brasil e que teve influência da polca (além de outras danças como o lundu africano), o conflito de Pestana não se relaciona, portanto, a referências musicais africanas.

c) Incorreta. O fato de haver, à época, na sociedade brasileira, uma valorização de músicas instrumentais feitas para a dança não está diretamente relacionado ao conflito do personagem. A frustração de Pestana se dá por sua incapacidade de compor uma obra clássica.

d) Correta. De acordo com o Texto II, Pestana ambiciona compor uma obra clássica, elevando-se, assim, ao patamar de grandes compositores eruditos europeus. No entanto, por mais que se esforce, acaba por produzir polcas, fato que, ironicamente, contribui tanto para sua fama como músico popular, quanto para sua decepção artística. Desse modo, o conflito do personagem reflete uma tensão entre o erudito e o popular na constituição da música brasileira.

e) Incorreta. Não há indícios, nos textos apresentados, de que a música clássica fosse valorizada na sociedade brasileira do século XIX.