MEIRELLES, V. Moema. Óleo sobre tela, 129 cm x 190 cm.
Masp, São Paulo, 1866.
Disponlvel em: www.masp.art.br. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado)
Nessa obra, que retrata uma cena de Caramuru, célebre poema épico brasileiro, a filiação à estética romântica manifesta-se na
a) |
exaltação do retrato fiel da beleza feminina. |
b) |
tematização da fragilidade humana diante da morte. |
c) |
ressignificação de obras do cânone literário nacional. |
d) |
representação dramática e idealizada do corpo da índia. |
e) |
oposição entre a condição humana e a natureza primitiva. |
a) Incorreto. No estilo romântico não é representada uma imagem fiel, mas sim idealizada e, às vezes, o contrário disso. Na pintura de Meirelles ,encontramos uma mulher idealizada.
b) Incorreto. O movimento que trouxe como tema a morte foi o Barroco. O Romantismo preocupou-se mais em criar um herói nacional (índio) e/ou refletir sobre questões sociais.
c) Incorreto. A pintura de Meirelles não se propôs a ressignificar a temática do romantismo indianista, mas sim a ratificar tal conceito, pintando uma temática encontrada dentro desse assunto.
d) Correto. O movimento romântico buscava transmitir emoções em suas obras e, também, idealizava o corpo feminino (a personagem apresenta um corpo dentro dos padrões estéticos, sem "imperfeições"; ela parece estar dormindo, distanciando-se da aparência de um corpo afogado; a posição de pernas, mãos, braços, cabela e cabelos é organizada), tal como é visto na obra de Meirelles. Encontra-se uma dramatização na forma como Moema morre (no desespero da busca pelo amado) e na própria apresentação do corpo da personagem, sem os elementos comuns de um afogamento real.
e) Incorreto. Não é possível encontrar nenhum símbolo representando uma oposição entre a condição humana e a natureza. O corpo apresenta-se desfalecido, pois a protagonista, Moema, atirou-se no mar em busca do seu amado e, dessa forma, perdeu sua vida.