Disponível em: www.deskgram.org. Acesso em: 12 dez. 2018 (adaptado)
A associação entre texto verbal e as imagens da garrafa e do cão configura recurso expressivo que busca
a) |
estimular denúncias de maus-tratos contra animais |
b) |
desvincular o conceito de descarte da ideia de negligência. |
c) |
incentivar campanhas de adoção de animais em situação de rua. |
d) |
sensibilizar o público em relação ao abandono de animais domésticos. |
e) |
alertar a população sobre as sanções legais acerca de uma prática criminosa. |
a) Incorreta. A imagem não faz alusão a todos os casos de maus-tratos, mas somente ao abandono; além disso, volta-se apenas aos animais domésticos, os "pets", e não a todos os demais.
b) Incorreta. A associação entre texto verbal e imagens fez exatamente o contrário do afirmado pela alternativa, uma vez que associa o descarte de um objeto, as embalagens PET, à atitude de quem abandona uma animal de estimação.
c) Incorreta. Não há sequer menção à adoção de animais, mas apenas ao seu abandono.
d) Correta. Ao aproximar a imagem da garrafa e do cachorro, e também ao empregar uma palavra polissêmica, que pode indicar tanto uma embalagem, quanto um animal, a publicidade lida com a ideia de que quem abandona, objetifica os animais, inferiorizando seus status de seres vivos.
e) Incorreta. Embora a publicidade mencione que abandono é crime, essa informação não advém da associação entre o texto verbal e a imagem do cão e da garrafa.